sábado, 9 de outubro de 2010

TROPA DE ELITE 2

Indo mais fundo dessa vez...

Existe uma máxima no cinema que diz que: " raramente uma continuação supera o filme original."
São raríssimas as excessões como : " Máquina Mortífera","Exterminador do Futuro" ou " O Poderoso Chefão".
No cinema Nacional essa máxima praticamente não existe, por que uma continuação por si só já é uma raridade.

É difícil dizer se "Tropa de "Elite 2 - O Inimigo agora é outro" é melhor que o original, mas com certeza é um filme mais maduro e melhor produzido, além do que, se o primeiro já" metia o dedo" em algumas das feridas de nossa (hipócrita) sociedade, essa continuação "enfia a faca" e a deixa exposta de maneira nua, crua e direta.
(P.S: O Trailer abaixo foi editado por esse que vos escreve para a promoção do Fantástico, pena que não ganhei, fica pra próxima...)





André Matias

No primeiro filme de 2007 , "Tropa de Elite" causou uma verdadeira comoção nacional, e pelas ruas, bares, escolas e nos pequenos grupos de amigos soavam frases Como: "Peça pra sair 02", "Faca na caveira, nada na carteira" ou " Você é um fanfarrão" que fizeram desse filme uma verdadeira febre, envolto claro pela grande polêmica devido a um suposto vazamento do filme que foi parar nas mãos dos camelôs e na de 11 milhões de brasileiros  bem antes de chegar aos cinemas,  algo que felizmente não atingiu de maneira negativa a bilheteria do filme.

A paternidade
Em "Tropa de Elite 2"  foi armado um verdadeiro esquema de segurança e as cenas do filme foram guardadas a sete chaves.
No primeiro filme capitão Nascimento (Wagner Moura) era o líder do BOPE - Batalhão de Operações Policiais Especiais.
A sua mulher estava a espera do seu primeiro filho e a situação nos morros cariocas devido a visita do papa tiravam seu sono.
 

Wagner Moura
O capitão Nascimento precisava urgente de um substituto , foi quando numa intervenção num morro carioca conhece os policias militares Matias (André Ramiro) e Neto (Caio Junqueira).
O primeiro filme causou muita discussão devido a  corrupção policial e a violência utilizada pelo BOPE contra os criminosos, algo bem visto por uma sociedade cansada da... "violência" .
 O personagem do capitão Nascimento virou mito, ídolo nacional e símbolo de honestidade numa corporação falida e desacreditada como a Polícia.
 O filme recebeu o prêmio Urso de Ouro de melhor filme no Festival de Berlim 2008.

Seu Jorge
Essa Continuação se passa alguns anos depois do Primeiro filme. O Capitão Nascimento agora é Comandante do BOPE, divorciado e pai de um adolescente de 16 anos.
Ao liderar uma rebelião no presídio BANGU 1 e tendo André Matias como líder de um dos comandos do BOPE a invasão acaba mal sucedida, com a morte de alguns presidiários e na fúria de um ativista de recursos humanos Fraga ( O ótimo Irandhir Santos de "Quincas Berro D´agua) agora casado com...(segredo, não vamos estragar o filme...)

Irandhir Santos
A invasão é massacrada pela mídia e comemorada pela sociedade, o que faz com que o Comandante Nascimento se torne sub-secretário de segurança do Rio de Janeiro.
Com o poder executivo nas mãos o comandante Nascimento faz uma verdadeira "limpeza" nas favelas cariocas, equipando o BOPE com um poder de fogo jamais visto.
Com o tráfico em baixa nos morros cariocas os policias corruptos decidem partir para uma nova forma de ganhar dinheiro formando as milícias.
 O que parecia ser um novo começo para os morros cariocas acaba se tornando um trunfo para as milícias.


 


Se no primeiro filme"Tropa de Elite" mostrava que o tráfico existia graças aos burgueses que a financiavam e a corrupção policial que aceitavam o famoso "arrêgo", no segundo mostra que o problema está enraizado na política que vê na violência e no medo uma maneira de angariar votos e conquistar o poder.



Bráulio Montovani mostra porque é considerado um dos maiores e melhores roteiristas nacionais.
Sem contar a ótima montagem de Daniel Rezende ( indicado ao Oscar por Cidade de Deus) e a ótima direção de José Padilha (Ônibus 147) que mais uma vez acerta na fórmula de misturar ficção e realidade de maneira quase documental.
As frases de efeitos ainda estão lá, a ação e o sangue também, mas dessa vez com alguns anos de bagagem nas costas fazendo com que o peso do primeiro filme se tornasse uma evolução, que de forma madura e corajosa não deixou nada a desejar ao primeiro longa...


NOTA: 9,0







6 comentários:

Anônimo disse...

Sergio Vc eh um talento perdido, Escreve Bem D+, Parabenss piveteee !!

10:56
Anônimo disse...

meu amigo querido!!!adorei a sua narrativa sobre o filme...ainda naum o vi,e estou louca para ve-lo e depois do seu comentario, maravilhoso, com toda certeza vou ver de qualquer jeito!!Parabéns!!!

23:18
Sr Andrade disse...

Cara, ainda não vi o filme, mas sei que vai valer a pena ver.
Estou quase chegando la onde vc esta(rsrsrs) Seu blog vei é o melhor que visito

23:51
Hugo disse...

Muito bom brother, parabéns.

07:57
Elis ... disse...

Cara...achei o seu blog muito legal, é bom encontrar pessoas que tem um bom gosto e ainda expressa isso de um boa forma
p.s: as entrevistas são o bicho!

00:10
Ramon disse...

Muito bom

17:05

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!