sexta-feira, 25 de junho de 2010

CINEMA PARADISO


Pequena Obra-prima do Cinema

A Primeira vez que assisti "Cinema Paradiso" era adolescente. Foi num Domingo de Madrugada na Globo.
Já estava indo dormir quando começou o Corujão e mesmo tendo que acordar cedo no outro dia decidi estender um pouco mais a Madrugada para conferir aquele filme italiano do qual tanto tinha ouvido falar...
Ao subir dos letreiros minha opinião era uma só: Poucas vezes (ou raramente) um filme conseguiu tocar de maneira tão sincera, profunda e honesta a alma de toda uma geração apaixonada por cinema.
Que cinéfilo não riu , se identificou, sofreu ou se emocionou com Cinema Paradiso?Que cinéfilo não viu em Tótó a personificação de si mesmo na infância?






Cinema Paradiso era o nome de um cinema de uma pequena cidade italiana.Num mundo pós-gerra o cinema era a o lugar onde as famílias se reuniam para embarcar no  mundo da fantasia . Atrás daquelas  luzes que levavam todas aquelas pessoas até o paraíso, estava Alfredo (Phillipe Noiret) o projetor .

Ele acaba criando uma bonita amizade com o engraçado e espivitado Tótó (Salvatore - que por coincidência tinha o mesmo apelido de seu personagem e o nome do seu personagem adulto) , uma criança que espera ancioso a chegada do pai da guerra.




A amizade entre dois e o fascínio de Tótó pelo cinema vai crescendo a mesma medida da ira da mãe de Tótó que considera o Cinema uma doença. Isso não impede o Tótó de seguir sua paixão e todas as noites entrar naquela sala mágica, geradora de sonhos.
Depois de um fatídico acidente Alfredo perde a visão e Tótó fica a frente do cinema Paradiso.
Ele cresce e com a adolescência vem as paixões e as desilusões.

O Filme tem cenas antológicas, como o padre censurando o que pode ser mostrado ou não no cinema, ou com Tótó esperando por noites a fio a amada abrir a janela como sinal que seu amor seria correspondido.

Com o coração partido Tótó vai embora da cidade com a promessa a Alfredo que jamais voltaria, promessa essa quebrada quase 30 anos depois, quando o telefone em sua casa toca com a notícia da morte do seu grande mentor e amigo.



Ao voltar para sua a sua antiga cidade, voltam todas as emoções de uma epóca mágica de inocência que assim como o "Cinema Paradiso"
se tornou apenas uma lembrança de um passado distante.
A cena de Salvatore sozinho no cinema assistindo todas as cenas cortadas pelo padre e da sua amada também está entre as mais emocionantes da história do cinema...

O Diretor e Roteirista Giuseppe Tornatore (De "O Professor do Crime" e "Mallena) criou um dos filmes mais belos da história do cinema, com a trilha fantástica de Ennio Morricone (O Poderoso Chefão) , também, umas das mais belas do cinema...

O Filme ganhou vários prêmios pelo mundo, incluindo Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, Globo de Ouro, e o Festival de Cannes.

NOTA : 10




 CINEMA PARADISO (1988)
Titulo original: (Nuovo Cinema Paradiso)
Lançamento: 1988 (Itália)
Direção: Giuseppe Tornatore
Elenco:Philippe Noiret, Antonella Attili , Enzo Cannavale , Isa Danieli , Leo Gullotta , Marco Leonardi
duração: 123 min
gênero: Drama






6 comentários:

Anônimo disse...

Este é um filme belíssimo.
neitson

00:44
Kaur disse...

É mesmo um filme maravilhoso! Sem dúvida é meu filme predileto :)

04:37
Anônimo disse...

Ah! Muito obrigado por contar o final, minha namorada ficou muito feliz em ter lido o que ela pensava ser uma crítica daquele que para mim é o melhor filme que já vi, e que ela queria ver, já que falo tanto dele...

13:12
Unknown disse...

Diga a ela que não estraga não, que assista assim mesmo...rsrsrs

14:11
S M Bonfá disse...

Por duas razões eu amo muito este filme: uma que eu adorei o filme, chegando a ficar emocionada quando vi..até chorei..penso que todas as vezes que assisti, chorei...e chorarei...sempre...
a segunda razão pela qual amo este filme é que meu marido, falecido em 2005, amava este filme a ponto de comprar o DVD para a gente, e de vez em quando ele colocava para a gente assistir..e aí era só choradeira...e ele sempre falava, conforme passava o tempo: " está na hora de assistir o Cinema Paradiso"..agora, quando eu pego o filme para assistir, imagina..é choradeira geral!!!

00:30
Unknown disse...

Muito Bonito seu depoimento...

10:35

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!