terça-feira, 5 de abril de 2011

VIPS

O Pecado Crucial do novo filme de Wagner Moura

VIPS foi "vendida" para a mídia brasileira como o "Prenda-me se for capaz" tupiniquim" , o que acabou causando um excesso de expectativas sobre o filme, o que muitas vezes pode ser fatal para qualquer obra.
Mas com certeza se existe um pecado mais mortal  do que esse para qualquer filme é entregar de mão beijada a sua principal reviravolta e é esse o grande pecado de VIPS do diretor Tonyko Mello na sua estréia na direção (anteriormente trabalhou como diretor de publicidade na 02 Produções Produtora de Fernando Meirelles - produtor do filme- e em alguns episódios da série Som & Fúria da Rede Globo) .

Foi um reviravolta bem amarrada que fez de Shyamalan um astro (de brilho breve é verdade) da noite pro dia com o "Sexto Sentido".



Wagner  "Emo"  Moura
O que foi seu trunfo tornou-se também seu calcanhar de Áquiles. Depois daquela magnífica obra prima do Suspense, uma reviravolta mirabolante e surpreendente  é o que se esperava sempre no final de seus filmes. 
As reviravoltas foram tornando-se cada vez menos interessantes assim como sua carreira que hoje beira o esquecível.
VIPS não chega a ter esse fatídico final graças a ótima atuação de Wagner Moura que leva o filme nas costas...



Wagner Moura é Marcelo, um jovem com sérios problemas de personalidade que acaba adquirindo a personalidade e a identidade de outras pessoas, dando vários golpes até o seu golpe mais ambicioso: se passar por Henrique Constantino, filho do dono da empresa de aviação da Gol, chegando a dar uma entrevista ao vivo em rede nacional a Amaury Jr (revivendo ele mesmo a fatídica cena) no camarote da Gol no carnaval fora de época em Recife.

Antes disso ele vive o famoso "traficante" paraguaio
Carrera no momento mais interessante do filme.
O filme foi livremente inspirado na vida do estelionatário Marcelo Nascimento (ainda cumprindo pena) baseado no livro de Mariana Caltabiano e no documentário VIPS - Histórias reias de um mentiroso.





O roteiro ficou a cargo do grande Bráulio Mantovani (de Cidade de Deus, Ônibus 147 ) e Thiago Dottori. (Confira entrevista no post anterior).
O Filme foi exibido no Festival do Rio e faturou quatro prêmios, entre eles, o de Melhor Filme;
VIPS não é um filme ruim ou decepcionante (longe disso) mas no final fica a sensação de estar faltando alguma coisa...


Título original:VIPs (2010)
Gênero:Drama
Duração:1 hr 36 min
Ano de lançamento: 2011
Estúdio: O2 Filmes / Focus International
Distribuidora: Universal Pictures
Direção: Toniko Melo
Roteiro: Bráulio Mantovani e Thiago Dottori, baseado em livro de Mariana Caltabiano
Produção: Fernando Meirelles, Paulo Morelli e Bel Berlinck

NOTA : 6,0




2 comentários:

Anônimo disse...

Pelo fato do filme ter a atuação principal feita por Wagner Moura já cria-se uma enorme expectativa, e realmente o filme perde essa expectativa após a fase de traficante do personagem Marcelo. O final realmente ficou sobrando.

Leo

09:53
Anônimo disse...

Filme um tanto confuso e um final...bem... Realmente o q salvou ele foi o Wagner Moura numa brilhante atuação.

16:59

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!