terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

MEIA NOITE EM PARIS

Paris. A Cidade Luz. Tido por muitos como a mais linda , romântica e mágica das cidades.
Não haveria escolha melhor para o novo romântico e mágico filme de Woody Allen, "Meia Noite em Paris".
Paris transborda romantismo e beleza seja por sua bela arquitetura, seja por sua arte (muito bem demonstrada na abertura do filme) e é justamente essa inspiração que o casal Gil Pender (Owen Wilson de "Passe Livre") e Inez (Rachel McAdams de "Sherlock Holmes) estão em busca.
Gil Pender é um frustrado (apesar de bem sucedido) roteirista Hollywoodiano que busca na cidade a inspiração para escrever seu novo livro (numa das várias críticas sutis do diretor durante o filme).
Já sua noiva é completamente fútil e totalmente contra a ideia de se mudar para a cidade dos sonhos de Gil.



Ao se deparar com o (assim definido por Gil) pseudo Intelectual Paul Bates (Michael Sheen de "A Rainha" e "Ameaça Terrorista"), o qual sua noiva é totalmente fascinada , ele resolve sair só pela noite em Paris em busca da tal inspiração, quando de repente a meia noite num passe de mágica é transportado para a Paris de 1920 (a era de ouro segundo ele) e encontra num bar seus grandes mestres como: F. Scott FitzgeraldErnest Hemingway, além de outros grandes mestres das artes como Salvador Dali e Pablo Picasso.

Numa das grandes sacadas do filme ele dá ao diretor Luiz Buñuel a ideia do filme "O Anjo Exterminador" e é questionado pelo mesmo: "Mas por que eles não conseguem sair da igreja?"
E é justamente esse ar de nostalgia que delicia o espectador durante todo o filme.




Gil se surpreende ao ver que seus grandes mestres são pessoas de carne e osso, cheios de inseguranças e questionamentos, assim como ele (como na discussão de relacionamento entre Zelda e F. Scott Fitzgerald) que dão o toque cômico ao filme, que apesar do seu ar nostálgico e artístico não tenta se "levar a sério".

Fascinado com a experiência de viver lado a lado com seus grande heróis, todas as noites Gil sai pelas ruas de Paris e exatamente a meia-noite embarca na limousine que o leva para a sua fantasia.
Gil então se apaixona por Adriana ( Marillon Cottilard  de "A Origem). Tudo parecia perfeito, mas ele descobre que ela, assim como ele, visualiza no passado o fascínio que o presente não lhe propícia, em outra grande sacada do diretor.



Destaque para o grande elenco de coadjuvantes que ainda tem Kathy Bates, Adrien Broody  e a primeira dama da França, Carla Bruni.
Não poderíamos deixar também de citar Owen Wilson na sua melhor atuação (visivelmente um alter ego do diretor).
Com todos esse ingredientes fascinantes  o resultado não poderia ser outro:Um filme engraçado na medida certa, não daqueles de você dar gargalhadas intermináveis, mas de deixar aquele sorriso delicioso de canto de boca que custa a se dissipar.
Esse é o grande trunfo de "Meia Noite em Paris".Um roteiro criativo, com personagens cativantes, e diálogos inteligentes, marca imprescindível do diretor mais atuante da atualidade: Woody Allen.











Meia-Noite em Paris (Midnight in Paris)

Diretor: Woody Allen
Elenco: Owen Wilson, Rachel McAdams, Kurt Fuller, Mimi Kennedy, Michael Sheen, Nina Arianda, Carla Bruni, Marion Cotillard
Gênero: Comédia, Fantasia, Romance
Duração: 100 min.
Ano: 2011
Cor: Colorido
País: EUA

NOTA: 8,5




0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!