segunda-feira, 5 de março de 2012

DRIVE

Lento e Furioso...

Antes de tudo um aviso aos navegantes: Não vá ao cinema esperando assistir uma versão de "Velozes & Furiosos" ou um filme com inúmeras sequências de ação e perseguições. As perseguições e a ação estão lá, mas não são a força motriz do filme.
O novo filme do diretor dinamarquês Nicolas Winding Refn (de "Bronson" e "Valhalla" e que levou o prêmio de melhor diretor em Cannes) está mais para o quase homônimo "Taxi Driver" (guardada as devidas proporções, claro).
Ryan Gosling (De "Tudo Pelo Poder" e "Namorados para sempre") é um homem misterioso e solitário que trabalha de dia como dublês em Los Angeles e a noite como motorista de fuga em assaltos.
Em meia a adrenalina da sua profissão e a solidão de seus dias ele conhece a sua vizinha Irene ( A linda Carrey Mulligan de "Wall Street - O dinheiro Nunca Dorme") uma mãe de família que começa a despertar um novo sentimento nele, mas a descoberta de que seu marido está para sair da cadeia acaba com suas pretensões.



Estar em liberdade parecia ser o fim dos problemas para o marido de Irene (Oscar Isaac de "Sucker Punch - Mundo Real") , mas uma dívida de proteção da cadeia acaba sendo cobrada por alguns bandidos e ele acaba sendo coagido a participar de um assalto.
Envolvido emocionalmente com Irene e seu filho o inominado personagem de Ryan decide ajudar o marido de Irene no assalto, mas as coisas dão errado e agora a máfia estará atrás dele e de Irene.

"Drive" tem um ritmo lento e contido assim como o personagem quase monossilábico de Ryan Gosling, que a todo momento passa uma certa despretensão em seus atos, mas que com o decorrer da trama vai revelando seu verdadeiros instintos , numa fantástica explosão de violência.
O filme consegue a estranha façanha de numa mesma sequência passear entre o singelo e o brutal.




A fotografia é outro grande destaque, com belíssimos planos e jogos de luzes que dão um toque especial a trama e consegue expressar toda essa estranha variação do filme e do personagem de Ryan (como na ótima sequência do elevador) , além da ótima edição de som que foi a única indicação ao Oscar do filme. Muito cogitou-se a indicação de Ryan Gosling, o que não aconteceu.

Entre o silêncio súbito em que palavras não se fazem necessárias e a brutalidade dos seus atos o diretor Nicolas Winding Refn  nos dá  um filme original e poderoso...




DRIVE
(2011)
Duração: 1h 40min
Dirigido por: Nicolas Winding Refn
Com: Ryan Gosling, Carey Mulligan, Bryan Cranston , Albert Brooks, Oscar Isaac, Ron Pelrman.
Gênero: Ação, Suspense


NOTA: 8.0

0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!