terça-feira, 20 de março de 2012

SHAME

A Solidão e seus segredos...

Mesmo vivendo numa era em que a tecnologia e os computadores estão cada vez mais avançados a mente humana ainda vive em retrocesso.
Assuntos tão normais como sexo ainda são tabu em muitas famílias e meios sociais e ainda é visto como um tema polêmico.
Há ainda quem ligue sexo a uma "coisa" suja e vergonhosa, quando visto do olhar religioso, que muitas vezes liga o tema a sujeira, impureza, tomando contornos castos apenas quando absorto do matrimônio.
Brender ( o fantástico Michael Fassbender de "Bastardos Inglórios" e "X-Men - Primeira Classe" numa atuação arrebatadora) é um homem solitário e bem sucedido que vive em Nova York e divide seu tempo entre seu emprego e seu vício por sexo e pornografia.
Na grande selva de pedra ele é apenas mais um cidadão resguardado em seu castelo de vidro e metal , fora dela é apenas mais um numa sociedade que tentar viver de aparências, onde pessoas conversam de maneira rápida e quase automática, ou monossilábicas e totalmente desinteressadas, no final, em busca daquilo que não difere o animal racional do irracional: o Instinto (e o ato) Sexual.



Brender tenta manter seus vícios longe da sua aparente vida social  e do conhecimento das pessoas a sua volta, mas a chegada repentina de sua irmã Sissy (A belíssima e apaixonante Carey Mulligan de "Drive") abala a sua rotina solitária.
Sissy o remete a uma certa humanidade praticamente esquecida por ele, que como um animal em busca de sua presa só consegue se relacionar com o próximo em busca de sexo para saciar seu vício.

A cena em que Sissy canta num bar de maneira fantástica a música "New York, New York" de Frank Sinatra e ele tenta conter as lágrimas para não demonstrar a sua irmã a sua emoção reflete bem isso.
Não existe espaço para nenhum tipo de sentimento na vida de Brender, seja ela fraternal ou romântico.
O sexo e a solidão são suas únicas formas de expressão, e suas poucas tentativas de se aproximar de algo mais humano e tátil são mal sucedidas.



Sissy também se sente perdida e seu irmão também a remete a uma humanidade que ela sente falta, mas um contato mais próximo entre os dois mundos não está nos planos de Bender que a vê como uma ameaça.
O Diretor Steve McQueen ( de "Fome" também com Michael Fassbender) nos dá um filme ousado e provocativo sobre um homem preso no seu próprio submundo sombrio e solitário, uma prisão sem muros de seus próprios vícios e sentimentos doentios.

Seres vistos como objetos inanimados, frios, quase sem alma.
Pequenos corpos vagando num metrópole externamente tão bela, brilhante, iluminada, que no fundo esconde vidas, (se é que podemos chamar assim) que de tão machucadas, passam a se alimentar da própria dor, como belissimamente representada na sequência final...




Destaque para a belíssima trilha sonora e a fotografia de Sean Boobit ( que trabalhou com o diretor em "Fome) e as grandes atuações de Michael Fassbender (Melhor Ator no Festival de Veneza e indicado ao Globo de Ouro) conseguindo expressar toda a angústia e complexidade de seu protagonista e para a lindíssima Carey Mulligan com toda beleza e dor da sua personagem...
O Filme foi indicado o prêmio de Melhor Filme no Festival de Londres e ganhou Melhor Filme Estrangeiro no Independent Spirit Awards.

NOTA: 8,0





Diretor: Steve McQueen
Elenco: Michael Fassbender, Lucy Walters, Mari-Ange Ramirez, James Badge Dale , Nicole Beharie, Alex Manette, Hannah Ware, Elizabeth Masucci
Produção: Iain Canning, Emile Sherman
Roteiro: Abi Morgan, Steve McQueen
Fotografia: Sean Bobbitt
Trilha Sonora: Harry Escott
Duração: 101 min.
Ano: 2011
País: Reino Unido
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paris Filmes
Estúdio: See Saw Films
Classificação: 18 anos





5 comentários:

Anônimo disse...

Critica fantastica, otima indicaçao de filme. Assisti-lo é uma prioridade agora

00:59
Unknown disse...

Vlw. Obrigado!!!

08:25
Vinicius valeth disse...

fiquei com vontade de ver irei ver n ofinal de semana certamente

11:47
Prince Weed disse...

belíssima critica, com certeza final de semana entrará para lista dos assistidos.

23:28
Mundico disse...

Afinal,a galera vai ver o filme para ver cenas bonitas e legais ou para ver o atual estado dos moderninhos punheteiros solitários (geração u-huuu) que se realizam e vão morrer na solidão ?...hein?

23:54

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!