domingo, 14 de fevereiro de 2010

O MENSAGEIRO

O Mensageiro da Dor...

O Cinema está cheio de filmes de guerra, desde clássicos como "Apocalipse Now",  "Platoon", até o mais recente "Guerra ao Terror" que mostram a violência e o terror da guerra no dia a dia dos soldados. Alguns outros se preocuparam em mostrar a desilusão com a própria guerra ("Glória feita de Sangue", "A Grande Ilusão") outros em mostrar o terror psicológico da guerra , seja no durante ("Nascido para Matar", "Soldado Anônimo") ou seja nas feridas deixadas por "ela", mas nunca nenhum filme se preocupou em mostrar o que acontece na vida daqueles que ficaram para dar a triste notícia que aqueles bravos homens que partiram para a guerra não irão mais voltar, e esse é o grande trunfo de "O Mensageiro" do roteirista e diretor iniciante Oren Moverman.



Ben Foster ( "30 dias de Noite", "Alpha Dog")  é Will, um sargento récem ferido em batalha que há 3 meses de terminar seus serviços é remanejado para um trabalho onde tem que dar a notícia aos familiares sobre a morte dos soldados americanos, acompanhado do experiente Capitão Tony Stone ( Woody Harrelson de "O Povo contra Larry Flint" , "Proposta indecente" e "Assassinos por Natureza").
As primeiras ordens de Tony são que não se deve demonstrar  nenhum tipo de sentimento, até mesmo tocá-las ou abraça-las é proibido, mas Will quebras as regras quando se apaixona pela viúva de um dos soldados (Samantha Morthon de "Minority Report")

Sabe aqueles filmes em que os personagens se tornam maiores que a própria história? É o que acontece em "O Mensageiro".
Will é um novato que perdeu sua namorada quando decidiu ir para guerra e é considerado um herói de combate, mas isso não glorifica pois ele se culpa pela morte de um de seus soldados.




Já Tony é um veterano de uma guerra que pouco lutou  e que se culpa por nunca ter levado um tiro em combate..
Esse elo paradoxal entre o Novato Herói e o Veterano que nunca se feriu em combate surge uma estranha amizade que os une e que por vezes também quase os separam.

No meio disse tudo está o novo amor de Will, a única dos familiares que não viu nos "Mensageiros" a culpa pela morte do marido,  aliás, as partes mais emocionantes dos filmes estão quando os dois amigos levam a notícia aos familiares.


O Filme foi considerado o melhor do festival de Sundance, além da indicação de Woody Harrelson ao oscar como ator coadjuvante, o filme infelizmente (injustiça) não foi indicado...
Ben Foster que sempre fez papéis estranhos surpreende num papel mais humano. Woody Harrelson dispensa comentários.
Um bom filme, sincero, por vezes lento, mas totalmente honesto.
Data de Lançamento no Brasil: 19 de Fevereriro de 2010

NOTA: 7.0

Título no Brasil:  O Mensageiro
Título Original:  The Messenger
Elenco: Ben Foster, Woody Harrelson, Samantha Morton, Stve Buscemi

País de Origem:  EUA
Gênero:  Drama
Classificação etária: 16 anos
Tempo de Duração: 105 minutos
Ano de Lançamento:  2009
Estréia no Brasil: 19/02/2010
Site Oficial:  http://www.themessengermovie.com
Estúdio/Distrib.:  Paris Filmes



 
Legenda : http://rapidshare.com/files/350745500/The_Messenger.txt.html 

 

Leia Mais
CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!