segunda-feira, 22 de agosto de 2011

TODAS AS MULHERES DO MUNDO


Leila Diniz e Todas as Mulheres do Mundo...

Há algum tempo atrás comentamos aqui no CINEMOVIES o filme "Apenas o Fim" do diretor Matheus Souza que na época das filmagens tinha apenas 19 anos. Como sua principal influência ele citou o diretor Domingos de Oliveira (que acabou o apadrinhando) o "Woody Allen" brasileiro, como costuma ser chamado e seu grande clássico "Todas as mulheres do Mundo" de 1967, então resolvi dar uma conferida.
"Todas as mulheres do Mundo" conta a história de Paulo, interpretado por Paulo José, um jovem jornalista "bon vivant" da zona sul carioca idolatrado pelo amigos e principalmente, amado pelas mulheres.
Numa noite de natal ao dar mais uma de suas festas para seus amigos eis que adentra a sua casa de maneira linda e singela Maria Alice, a bela Leila Diniz, junto com seu noivo Leopoldo.
Paulo é tomado de uma paixão fulminante e trata logo de fazer a recepção do casal, e no final da noite escondendo a chave do apartamento para que não pudessem ir embora.



Nos dias que se seguem Paulo vai em busca de Maria Alice no trabalho e se declara pra ela e no dia seguinte na praia. Enquanto não consegue o seu novo grande amor vai seguindo sua vida de conquistador já que considera o "Dom Juanismo" um sentimento cristão.
Numa cena antológica Paulo vai atrás de Maria Alice na biblioteca e se declara, numa cena com diálogos totalmente criativos em que Paulo declama o seu amor e rebate as defesas de Maria Alice as suas investidas com as definições de um dicionário:

"Estou apaixonado: particípio passado do verbo apaixonar, dominado de paixão, entusiasmado, possuído de grande amor" e  é desafiado numa aposta que se ele a fizesse rir, namoraria com ele. Depois de algumas tentativas frustradas ele sela com um beijo e dizendo: "Perdi a aposta, você não está rindo.
No dia seguinte Maria Alice liga para ele e lhe diz retribuindo a investida:"Tentação, Substantivo feminino. Disposição de ânimo para prática de coisas censuráveis".



Paulo finalmente consegue ter o grande amor de sua vida e vem aí o seu grande dilema: O problema não é ter Maria Alice, mas sim , abrir  mão de todas as mulheres do mundo por ela.
As coisas vão bem entre os dois, mas não existe relacionamento sem problemas e o ciúmes e as tentações começam a fazer parte da vida do casal.
Maria Alice é a doçura e a quase inocência, apesar de representar a tentação.
Paulo apesar de apaixonado represente a malícia e luxúria.

Apesar do filme ser de 1967 continua bastante atual em sua essência, tanto por seu diálogos e situações como na sua montagem.
Leila Diniz com esse filme tornou-se um ícone da feminilidade e da essência da beleza e da atitude da mulher brasileira, infelizmente veio a falecer num acidente de avião em 1972.
Numa outra grande cena do filme Paulo faz uma declaração de amor ao corpo e a alma de Maria Alice.



"Todas as mulheres do Mundo" é um declaração de amor do diretor a Leila Diniz com quem foi casado por alguns anos, tendo o relacionamento dos dois como base para esse grande filme que foi sua estréia no cinema. Segundo Domingos de Oliveira, foi feito com o propósito de reconquistá-la. Se conseguiu não sabemos, mas conquistou o público brasileiro e foi recorde de público e crítica ganhando o festival de Brasília, levando o candango de melhor filme, roteiro ,diretor e ator para Paulo José e menção honrosa para Leila Diniz.
No seu segundo filme "Edu, coração de Ouro" Domingos de Oliveira não teve a mesma "sorte" e o filme não foi bem na bilheteria.
Um grande filme de nosso cinema. Ágil, despretensioso, engraçado, envolvente e inteligente e que nos conquista de uma maneira tão deliciosa que é quase impossível resistir aos seus encantos...



(Todas as Mulheres do Mundo, 1967)
• Direção: Domingos de Oliveira
• Roteiro: Eduardo Prado (história), Domingos de Oliveira (argumento e roteiro)
• Gênero: Comédia/Romance
• Origem: Brasil
• Duração: 86 minutos
• Tipo: Longa-metragem

NOTA: 9,0





0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!