quinta-feira, 1 de setembro de 2011

PLANETA DOS MACACOS - A ORIGEM



O Início de Tudo...

Vivemos na época dos prelúdios. Não sabemos se por ganância ou por ousadia , cada vez mais os produtores tem investido em explicar a origem de histórias já consagradas junto ao grande público.
Isso acaba sendo tão perigoso quanto os enfadonhos remakes.
Se recriar clássicos já era perigoso (vide "Psicose", "Carrie - a estranha", e o "Planeta dos Macacos" de Tim Burton entre outros)   explicar a origem deles de maneira convincente, ligando os pontos de maneiras coerentes, sem deixar pontas soltas pelo caminho é um perigo quase mortal e foi justamente esse temor que tomou conta os fãs dessa "franquia" que se iniciou em 1968 com o filme de Franklin J. Schaffner.
Se para os fãs, cada erro cometido é quase uma ferida que dificilmente cicatriza para os produtores é apenas mais uma  franquia.
Qual será o próximo passo deles: remake dos prelúdios???



James Franco (de "127 Horas") é Will Rodman um cientista que trabalha com engenharia genética e tem uma de suas principais experiências fracassadas, quando testava em um macaco o ALZ - 112, uma fórmula criada por ele em busca da cura do Alzheimer.
Com o fracasso da experiência todos os macacos tem que ser sacrificados, mas Will acaba ficando com o filhote do principal deles, seguindo por si só a experiência, já que seu pai (John Lightgow - o eterno vilão de Brian De Palma, aqui mais bonzinho do que nunca) sofre da doença da qual ele tanto busca a cura.

Com a experiência em andamento o macaco ( que  é batizado de César)  começa a fazer parte do dia a dia de Will se tornando praticamente um novo membro da família.
Reagindo bem a experiência ele começa a desenvolver  inteligência e habilidades cognitivas fora do comum, mas logo o que parecia uma evolução começa a gerar conflitos com sua própria natureza.



Criado quase como um ser humano, César aprende a se comunicar através de  linguagens de sinais e tem contato pela primeira vez com seu verdadeiro habitat natural, quando é levado por Will, seu pai e sua namorada (a belissíma Freida Pinto de "Quem quer ser um milionário") , a ter contato com a natureza, num dos grandes momentos do filme.

Percebendo que a realidade na qual foi criada vai de encontro a sua própria natureza e após um incidente onde acaba sendo levado para um local onde terá que conviver com outros da mesma espécie ele começa a se revoltar com a raça da qual um dia achou fazer parte, dando origem a uma revolução, no eterno confronto entre o homem e a natureza.
Num dos momentos mais interessantes do filme, César ao ser levado por uma coleira por Will ao se deparar com um casal que  levava um cão com uma coleira ele pergunta a Will (através de sinais) "É isso que sou pra você? Um animal de estimação?" e Will lhe responde: "Não, eu sou seu pai".

Esse sem dúvida é um dos grandes trunfos do filme, que fugiu do esteriótipo de cientista maluco e sem escrúpulos que normalmente é usado, dando um tom mais humano ao personagem de James Franco.
Outro personagem que ganha uma grande "dose de humanidade" é o do César, através do olhar humano e cheio de sentimentos do personagem, que apesar de ser feito digitalmente tem por trás dele ninguém menos que Andrew Serkis, responsável pela performance de Gollum em "Senhor dos Anéis".





Assim como em "X-Men - First Class" e "Batman Beggins" o resultado foi dos mais satisfatórios.
A direção ficou a cargo de Rupert Wyatt do ótimo thriller "A Escapada (2008). 
O Roteiro ficou a cargo da dupla de roteiristas  Rick Jaffa (roteirista de "Olho por Olho" (1996) com Sally Field e Kiefer Sutherland) e Amanda Silver (também roteirista de "Olho por Olho", e "A mão que balança o Berço"(1992) do qual Rick Jaffa foi o produtor.

Munidos de um bom diretor e uma competente dupla de roteiristas os avanços tecnológicos se encarregaram do resto.
Normalmente as grandes produções capricham nos efeitos visuais (que ficou a cargo da empresa do diretor Peter Jackson - Weta Digital) deixando o roteiro para segundo plano, mas dessa vez os dois se completam de maneira precisa nos presenteando com uma recriação digna dessa  mitológica série de ficção científica.

<

Planeta dos Macacos - A Origem dominou as bilheterias americanas arrecadando em 10 dias arrecadou 104, 87 milhões de dólares, superando seu custo que foi de 93 milhões.
O filme  estreiou no circuito Nacional no dia 26 de Setembro e por aqui também tem dominado a bilheteria.
O Final indica uma possível uma possível continuação, já confirmada pelo diretor Rupert Wyatt.



Planeta dos Macacos: A Origem
(Rise of the Planet of the Apes) 2011
Direção: Rupert Wyatt
Elenco: James Franco, Freida Pinto, Andy Serkis, Brian Cox, Tom Felton, David Hewlett, John Lithgow.
Gênero: Aventura
Duração: 105 min.
Distribuidora: Fox Film


NOTA: 8,5







7 comentários:

Anônimo disse...

nota 5
filme legal para se ver sem ter que pensar muito
uma falha imensa foi a de não explicar como os seres humanos seriam domados depois(e com inteligência inferior), o diretor facilitou e colocou uma extinção dos mesmos, porém sem relação com o primeiro filme, que sem dúvida foi muito melhor.

11:05
Anônimo disse...

o melhor filme do ano foi harry potter

16:42
Anônimo disse...

EU VI NA SEXTA FEIRA E VALE MUITO A PENA MUITO BOM MSM

18:55
Anônimo disse...

o pior filme q ja assisti um lixo!!!

19:40
Anônimo disse...

O filme explica exatamente como a humanidade foi dominada, quem não entendeu, foi pq não pensou muito.

21:52
Anônimo disse...

concerteza o melhor filme deste ano foi harry potter e as reliquias da morte parte 2

19:06
Anônimo disse...

Porque motivo os macacos se revoltaram e entraram em conflito com os homens??? Me respondam por favor! Obrgd :-) :-)

19:18

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!