terça-feira, 25 de setembro de 2012

PODER PARANORMAL

Enterrando todas as pretensões...

O diretor , roteirista e também montador espanhol Rodrigo Cortés surpreendeu a todos com o filme "Enterrado Vivo", sua estréia em Hollywood.
Um filme ousado e que apesar de suas supostas "limitações físicas" surpreendeu a todos com sua trama , inteligência e seu clima claustrofóbico.
Grandes expectativas foram criados em volta do seu próximo filme.

O seu parceiro, roteirista em "Enterrado Vivo" Chris Sparling seguiu um caminho parecido no suspense mediano "A Armadilha" mas não conseguiu repetir o feito.
Já Cortes decidiu seguir o rumo do "sobrenatural em "Poder Paranormal" e seu destino não foi muito diferente...




Drª. Margaret Matheson (a sumida Sigourney Weaver ,eterna Ellen Ripley de "Alien") é uma investigadora de fenômenos metafísicos e que ao  lado do seu assistente, o  físico Tom Buckley ( Cillian Murphy de Batman Begins e "A Origem") tentam desvendar mistérios e possíveis fraudes "paranormais".

Os dois seguem suas investigações até que o reaparecimento depois de 30 anos de um famoso vidente cego , Simon Silver (Robert De Niro) balança o relacionamento dos dois.
Tom se torna obcecado por Silver e apesar das contrárias da Drª Margaret, devido a atritos entre os dois no passado,   ele decide investigá-lo e sua obsessão poderá gerar fatos desastrosos na vida de todos á sua volta.




Cortés consegue manter um ritmo interessante , prendendo a atenção na primeira hora do filme, principalmente ao demonstrar as técnicas usadas pelos pesquisadores para desvendar os possíveis casos paranormais, mas depois a coisa começa a desandar e nem o competente elenco consegue salvar e no final a grande reviravolta que se tornou o trunfo nesse tipo de filme ( da última geração de diretores,  graças principalmente a M. Night Shyamalan) acaba sendo o seu erro crucial.

Shyamalan viveu os dois lado da mesma moeda.
Do mesmo jeito que o final surpresa o levou ao estrelato com o "Sexto Sentido" e "Corpo Fechado" também o fez sentir os dissabores nos últimos filmes.
Cortés começou com o pé direito no primeiro filme e nesse segundo acaba tropeçando em suas próprias pretensões. Resta-nos aguardar os próximos filmes do diretor para se certificar se ele terá realmente um futuro brilhante ou será apenas mais uma aposta "gringa" furada dos americanos.

Cillian Murphy mostra-se competente e por que tem se tornado presença certa nos filmes de Christopher Nolan. Já De Niro, bem, embarca em mais um filme totalmente dispensável da sua outrora brilhante carreira...











Red Lights (Poder Paranormal ) 2012
Elenco: Robert De Niro, Sigourney Weaver, Cillian Murphy, Toby Jones, Elizabeth Olsen, Joely Richardson, Craig Roberts, Burn Gorman, Karen David, Jan Cornet.
Direção: Rodrigo Cortés
Gênero: Suspense
Duração: 113 min.
Distribuidora: Califórnia Filmes
Orçamento: US$ 10 milhões
Estreia: 21 de Setembro de 2012


NOTA: 6,0




0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!