quarta-feira, 17 de outubro de 2012

A ENTIDADE


Retalhando o Terror...

"Deixai vir a mim as minhas criancinhas , pois delas é o Reino dos céus. Em verdade vos digo, aquele que não receber o Reino de Deus como uma criancinha  não entrará nele”".
As crianças sempre foram símbolos de pureza e inocência,  quase um símbolo da presença de Deus entre os homens, mas macular esses pequenos seres, tornando esse símbolo de bondade em algo aterrorizantemente, sempre foi um trunfo dos filmes de terror em Hollywood:
"O Exorcista", "O Iluminado", "A Profecia", "Colheita Maldita", "Cemitério Maldito" entre outros são exemplos disso.
Há alguns anos esse trunfo voltou a ser usado com grande frequência  nos filmes de Terror como: "O Chamado", "Silent Hill", "O Grito" entre outros.
" A Entidade" é o mais recente um deles.



 Ethan Hawke ( de "Antes que o Diabo saiba que você está morto" e "Dia de Treinamento") é Ellison, um escritor que há 10 anos não consegue emplacar nenhum sucesso. Antigo escritor de ficção ele alcançou o sucesso ao escrever livros sobre crimes reais.
A sua relação familiar está a beira do colapso devido as constantes mudanças e problemas de relacionamento com os novos vizinhos devido a sua profissão.

 Na sua incansável busca por um novo sucesso , ele decide se mudar com sua família  para uma casa onde uma família inteira foi enforcada e uma garota está desaparecida e claro, esconde esse pequeno detalhe deles.
Ao se preparar para escrever seu novo livro ele descobre uma caixa com vários filmes em 8 mm, em que várias famílias no decorrer dos anos foram assassinadas, e em todas elas uma criança acaba desaparecendo.

Em todas as cenas dos assassinatos  aparece um estanho símbolo de uma entidade Pagã conhecida como Pagulh, que segunda a lenda se alimenta da alma de crianças.
O confinamento e as descobertas de fatos sombrios sobre a casa e o seu passado começam a mexer com a cabeça de Ellison, que começa a ter estranhas visões e agora não só ele, como toda sua família corre perigo.



Apesar do bom clima de suspense criado pelo diretor  Scot Derrickson, um velho conhecido do estilo ("O Exorcismo de Emilly Rose") , o filme acaba se tornando uma mistura de vários outros filmes : O escritor que começa a enlouquecer ( "O Iluminado" de Kubrick), o filme em 8mm com assassinato - os famosos snuff videos - filmes que contém assassinatos reais ("8 mm" de Joel Schumacher ), e por muitas vezes lembrando também "Horror em Amityville", além dos já citados "O Chamado" e o "Grito".

Na verdade, para começar, a ideia de que um homem levaria sua família para uma casa onde uma família inteira foi assassinada já soa bastante absurda, mas se você deixar de lado esses "pequenos" detalhes e embarcar no clima do filme, verá que apesar de ser uma verdadeira cocha de retalhos, o filme até funciona, graças principalmente a Ethan Hawke que como sempre dá conta do recado e mão segura do diretor que soube criar  clima sombrio que o filme precisava.

O Final acaba sendo meio previsível, mas também não decepciona. Apesar de mediano consegue render bons sustos, sendo superior a muitos filmes de terror recentes, até o filão "Atividade Paranormal" que está vindo agora com o seu quarto filme.
Curiosamente (intencionalmente ou não) o filme teve sua estréia aqui no Brasil no dia 12 de Outubro, dia das crianças...





A Entidade(Sinister)
Elenco: Ethan Hawke, Vincent D´Onofrio, James Ransone, Fred Dalton Thompson,
Cameron Ocasio, Clare Foley, Juliet Rylance, Victoria Leigh, Michael Hall D´Addario,
Blake Mizrahi, Danielle Kotch.
Direção: Scott Derrickson
Gênero: Terror
Duração: 110 min.
Distribuidora: Paris Filmes
Orçamento: US$ 10 milhões

NOTA: 6,0





3 comentários:

Biah disse...

vixe... quero ver :)

14:44
K2 uma vez disse...

Muito ruim esse filme

20:23
Anônimo disse...

e muito bom filme assim pois parece surreal quero muito ver esse filme

23:59

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!