terça-feira, 2 de agosto de 2011

ASSALTO AO BANCO CENTRAL

Qualidade vs Bilheteria...

O Assalto ao banco central foi a maior desapropriação bancária da história do Brasil e o terceiro maior do mundo. Em Agosto de 2005 foram levados 164,7 milhões de reais do Banco do Brasil do Ceará em Fortaleza. O mais impressionante é que não foram usados armas e nem de violência para se levar toda essa dinheiro.
Os "assaltantes" escavaram um túnel de 84 metros numa operação que durou cerca 3 meses, até o cofre, e fizeram todo o "assalto" sem derramar uma gota de sangue numa ação altamente sofisticada.
A única mancha que ficou foi a de vergonha para as autoridades brasileiras, já que até hoje mais da metade desse dinheiro não foi recuperado.
Atualmente foi lançado um livro sobre o acontecimento chamado:
" Toupeira: A História do Assalto ao Banco Central".



Na época o que mais se ouviu foi: "Um assalto digno de cinema" ou     " Isso daria um filme"e as vésperas de se completar 6 anos do "assalto" eis que surge "Assalto ao Banco Central": um filme que por ser baseado em fatos reais e 100% nacional teria tudo para ser o filme do ano, mas que acaba se perdendo na tentativa frustrada de tentar transformar essa "nossa" história num filme totalmente americanizado.



Pense em todos os clichês que você já viu em filmes americanos, jogue tudo num liquidificador e o resultado vai ser um filme pra lá de indigesto.
Está lá o Policial veterano com instintos infalíveis que na maioria das vezes sobrepõe a lógica, varias vezes protagonizado no cinema americano por Morgan Freeman aqui no caso personificado em Lima Duarte, a sua parceira mais nova cheia de técnica porém sem o mesmo feeling do mestre (Giulia Gam) que para variar divide a sua vida entre problemas conjugais e a profissão.

Isso do lado dos mocinhos, porque do lado dos bandidos é que a chuva de clichês vira uma tempestade torrencial.
Temos o vilão mais caricato da história do cinema nacional: O barão, protagonizado por Milhem Cortaz (de "Tropa de Elite I e II).  Até o tom da voz do vilão é caricato.
Não poderia faltar a mulher do vilão no melhor estilo  femme fatalle , Hermila Guedes (de "O Céu de Suelly") e o "mocinho" bad boy e sedutor que não se contém em seduzir a mulher do próprio chefe, na pele Eriberto Leão.



Junte a isso situações totalmente previsíveis como na hora da partilha do dinheiro um dos assaltantes questionar  o valor a ser repartido, acabando morto pelo vilão que logo depois pergunta se mais alguém deseja contestar algo, ou os bandidos reunidos questionando se existe algum um traidor entre eles, ou apontando a arma entre si e dizendo: "você é um policial disfarçado".
Se o roteiro se perde em meio a esteriótipos e clichês   a coisa só piora ainda mais na montagem que acaba deixando o filme mais confuso e desinteressante.

Se "Assalto ao Banco Central" tivesse caído em mãos hábeis como a do grande Roteirista Marçal Aquino (de "Ação Entre Amigos, "Os Matadores", "O invasor") ou do grande Bráulio Mantovanni ( de "Cidade de Deus", "Última Parada 147") o resultado com certeza seria bem diferente, mas pelos roteiros anteriores do escolhido Renê Belmonte não poderíamos esperar algo melhor.
Belmonte foi roteirista das comédias "Se eu fosse você 1 e 2" de Daniel Filho , "Sexo Amor e Traição" de Jorge Fernando e "Sexo ou Amor?" de Wolf Maya.



Talvez por isso tenha conseguido fazer rir nas cenas de Vinicius de Oliveira num papel totalmente atípico (talvez a única coisa atípica do filme) .
Além dessas (bombas) "comédias" Belmonte também roteirizou o fraquíssimo drama "Show de Bola".
A Direção ficou a cargo de Marcos Paulo, ator e diretor de longa data da GLOBO que pela sua bagagem poderia ter nos dado algo mais palatável.

Apesar disso tudo, o filme está bem na bilheteria que já completou 1 milhão de expectadores, mas assim como os últimos recordistas "Cilada.com" e "Bruna Surfistinha" deixam muito a desejar, enquanto ótimos filmes passam longe do grande público.
Enquanto lá fora os americanos idolatram "Cidade de Deus" e cada vez mais vêm fazer seus filme aqui no Brasil, do lado de cá nós estragamos nossos filmes tentando idolatrá-los...
Título original: (Assalto ao Banco Central)
Lançamento: 2011 (Brasil)
Direção: Marcos Paulo
Atores: Milhem Cortaz, Hermila Guedes, Giulia Gam, Lima Duarte.
Duração: 104 min
Gênero: Ação

NOTA: 4,0



1 comentários:

Nivaldo Telles disse...

Gostei do comentário! Sobre filmes nacionais estou com esperanças em "O homem do futuro", com Wagner Moura.

22:39

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!