quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

A ÁRVORE DA VIDA

O Misterioso mundo de Malick...

O mundo é feito de questionamentos.
Desde questionamentos que de tão batidos se tornam clichês como: "De onde viemos? para onde vamos?", ou o mais misterioso de todos: "O que é, ou quem é Deus?
O grande escritor Inglês Graham Greene em um de seus livros diz que "Deus não criou o homem a sua imagem e semelhança, mas o homem criou Deus a sua imagem e semelhança".
Para alguns, as religiões tinham a função de esclarecer algumas dessas perguntas, mas no final, só as tornaram  mais confusas.
Várias teorias foram criadas para tentar explicar o inexplicável que no final de tudo ás vezes acaba ganhando sentido por uma coisa : A fé. Fé que numa das suas muitas definições  é que "ela" é a certeza que dispensa provas...


Mikhail Bakunin, teórico político russo e um dos principais expoentes do anarquismo, dizia que: “A existência em Deus implica necessariamente a escravidão de tudo abaixo dele. Assim se Deus existisse, só haveria um meio de servir a liberdade humana: seria o de deixar de existir.” 



"Por que Deus?" Normalmente esse é o primeiro questionamento que as pessoas fazem quando se sentem "machucadas" pela vida, da mesma maneira que quando se sentem agraciadas algumas dizem:"Obrigado Deus", fazendo desse "desconhecido" a força motriz de suas vidas, como se nada pudessem fazer para guiá-las no sentido desejado, sendo apenas um "barco a vela"  guiados para o desconhecido por um poder acima delas, fazendo o livre arbítrio tão evocada por elas algo sem sentido.

Outras se questionam :" Será que mereço isso?", mais uma vez, tanto quando feridas ou agraciadas, no segundo caso numa inconsciente ideia religiosa de sofrimento (Por que será que não vemos ilustrações de Jesus alegre, ou sorrindo, é sempre sofrendo?), que tenta passar uma ideia de que somos seres indignos de felicidade, nos restando apenas o temor a Deus. E nos vem mais uma pergunta: Por que temos que temer algo que a princípio deveríamos amar??




Em "A Árvore da Vida" o garoto Jack (o ótimo Hunter McCracken)   faz o mesmo questionamento a sua mãe: "Por que ele nos machuca, o nosso pai?" 
O seu pai , Sr. O´Brien (Brad Pitt) é um homem que guia sua família com mãos de ferro, numa estranha demonstração de afeto , em contrapartida a sua esposa Srª O´Brien (Jéssica Chastain) que é a pureza e a delicadeza em pessoa.("Existem dos caminhos na vida: o da natureza e o da graça. você precisa escolher qual seguir").

O casal reflete justamente esse elo paradoxal "criado"pelas religiões entre o homem e Deus: de um lado o amor e a bondade, do outro o temor. 
Essa rigidez sempre causou conflitos entre Jack e seu pai, principalmente depois da morte do irmão, sentimento de culpa que Jack carrega consigo até a fase adulta (Sean Penn que já trabalhou com Malick em "Além da Linha  Vermelha") e é mostrado pelo diretor Terrence Malick em formas de inconstantes lembranças carregas de dor , ódio e questionamentos, intercalados por belas imagens (as vezes demasiadamente longas), que vão desde o big bang, a origem do planeta, passando por dinossauros e lindas paisagens. 






Terrence Malick faz jus sobre toda a  áurea mística criada sobre ele, fazendo um filme contemplativo e fascinante, fazendo a contra-partida da construção e origem do universo e a desconstrução de uma família destroçada pela amargura e a dor .
A fotografia de Emmanuel Lubezki é simplesmente sensacional (os dois trabalharam junto sem "Novo Mundo") e a trilha sonora fascinante.
Um filme difícil e que merece ser admirado e contemplado.

Se você for assistir sem se preparar para o que está por vir, vai se sentir perdido e entendiado.
Foi estranho e engraçado ao mesmo tempo ver um homem gritar: "Graças a Deus, acabou" ao subir dos letreiros seguido por uma explosão de risos das pessoas que se retiravam do cinema.

"A Árvore da Vida" é uma experiência única que fará você refletir durante muito tempo.
Uma verdadeira Obra de arte sobre a vida.
O Filme foi vencedor da Palma de Ouro em Cannes em 2011 e concorre ao Oscar de melhor filme, fotografia e diretor.





Título original: (The Tree of Life)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Terrence Malick
Atores: Brad Pitt, Sean Penn, Jessica Chastain, Fiona Shaw.
Duração: 138 min
Gênero: Drama


NOTA: 8,5




1 comentários:

Sr Andrade disse...

Cara, vi este filme e realmente não sei o que muitos viraão nele, não é que eu não tenha gostado, mas quando vc trabalha a noite, esse filme é uma boa para mim quando estou com problema para dormir... MAs vou rever ele para saber se perdir o bom dele que vc viu.

08:33

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!