domingo, 29 de outubro de 2006

O OPERÁRIO


Crime e Castigo...

Há muito tempo Christian Bale vinha demonstrando seu talento e dando indícios de que seria uma grande promessa em Hollywood.
"Psicopata Americano" foi seu grande primeiro passo , (além de claro "Império do Sol" (1987) ainda adolescente) e com certeza em “O Operário” ele deu sua contribuição mais grandiosa.

Christian Bale é Trevor Reznick, um operário que não consegue
dormir (a última vez em que Trevor Reznik dormiu foi há um ano) e que divide sua vida entre o trabalho e as noites que passa no aeroporto em companhia de uma garçonete, Marie (Aitana Sánchez-Gijón), ou com a prostituta Stevie (Jennifer Jason Leigh).



Tudo começa a mudar quando Reznick conhece o misterioso Ivan e após um acidente de trabalho em que por sua culpa um amigo seu perde o braço, Reznick começa a ficar em paranóia constante.
Todos a sua volta começam a achar que ele está louco e a situação só piora quando ele descobre que todos desconhecem a existência de Ivan. Achando que uma grande conspiração está ocorrendo contra ele, Resnick corre contra o tempo e contra tudo para descobrir a verdade e desvendar essa suposta conspiração.

O diretor Brad Anderson ("Próxima Parada Wonderland" e "Happy Accidents") cria um clima totalmente soturno e sombrio para contar essa história, tudo isso com uma fotografia magnífica e um trilha sonora totalmente hitchcockiana. O roteiro foi escrito por Scott Kosar (o mesmo do remake de "O Massacre da Serra Elétrica")


Chega a ser assustadora a imagem cadavérica de Bale que perdeu 1/3 de seu peso para fazer esse filme e que infelizmente teve seu trabalho totalmente ignorado pelo Oscar (que convenhamos, é uma premiação mais de glamour do que de talentos).
O diretor chegou a várias vezes interromper as filmagens, temendo pela vida de Bale que passou mal várias vezes.

O final flerta perigosamente com o clichê, mas na mão do talentoso diretor Brad Anderson surpreende, e te deixa com várias dúvidas e questionamentos, até a grande revelação final.
O Operário é um thriller que merece ser visto e revisto e que consolida de maneira brilhante o grande talento de Bale.



The machinist"
Espanha, 2004.
Duração:102 mins.
Direção: Brad Anderson.
Elenco: Christian Bale, Jennifer Jason Leigh, Michael Ironside, Aitana Sánchez-Gijón, John Sharian. Distribuidora: Filmax/ Paramount Classics. Site oficial: www.themachinistthemovie.com/

Sérgio Silvestre Valverde

Bom Divertimento!!! \o/

NOTA: 8,0

1 comentários:

Anônimo disse...

O operário é um grande filme, roteiro inteligente, q nos deixa mais q intrigados, nós não conseguimos desgrudar os olhos da tela até a ultima cena. Mas isso também acontence não só pela história em si, mas também pela chocante aparência do protagonista Christian Bale ( Trevor Reznik), impressionante!!!!!!!!.....vc fica sem acreditar no que está vendo, como um ator pode chegar a tal ponto para interpretar um personagem...Christian é Foda, nunca vi coisa igual. Mas uma coisa que me surpreendeu mais ainda foi a não indicação de Bale para o Oscar, baita sacanagem isso hein, isso mostra o quanto o Oscar é apenas uma premiação marketeira, e q não são os melhores q estão ali.
Mas Enfim, é um ótimo filme, um grande trabalho do diretor Brad Anderson junto com toda equipe técnica, fotografia, roteiristas, direção de arte, Edição. Pra vc q quer ver algo diferente e q não insulte sua inteligência, é uma ótima opção.

Valeuu Sergio O blog tá bem legal

Falow!!!

21:11

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!