quinta-feira, 15 de julho de 2010

O PAGAMENTO FINAL

 Brian de Palma se une a Al Pacino em mais um clássico

O Pagamento Final (Carlitos Way) é baseado no livro do escritor e juiz da vara criminal de Nova York Edwin Torres que lançou além do "Carlitos Way", a continuação  "After Hours".
 Apesar do nome, o filme se passa no livro "Afer Hours", segunda fase da história do famoso gangster porto-riquenho Carlito Brigante (Al pacino).  Devido também a evitar possíveis comparações com o filme After Hours(1981)" de Martin Scorcese.

Em 2005 foi lançada uma espécie de continuação "O Pagamento Final: Rumo ao Poder" (bem fraca por sinal) - baseada na primeira parte do livro ("carlitos Way") onde conta os acontecimentos da juventude de Carlito.
Após o lançamento do livro algumas produtoras se interessam em levar os filmes para a tela. O roteiro foi parar nas mãos de Al Pacino que empolgado com o personagem o levou até o produtor Martin Bregman que de cara negou o pedido  por achar o roteiro muito ruim.



Sean Penn
Mas o velho Al Pacino não se deu por vencido e depois de muita insistência convenceu  Martin Bregman, que por sua vez convidou o mestre e parceiro de longa data Brian de Palma e o roteirista (  "Jurassick Park", "Homem Aranha") e diretor David Koepp ("Ecos do Além" - "Efeito Dominó") , que mais tarde também trabalharia com Brian De Palma em "Olhos de Serpente (Snake Eyes) e "Missão Impossível".


Al Pacino em Ação
Dessa vez foi De Palma que negou o pedido, pois não queria dirigir mais um filme de gangster latino ( O primeiro tinha sido o clássico "Scarface" , também com Al Pacino) , além do que Brian de Palma estava em busca de novos ares, pois vinha de 3 filmes massacrados pela crítica - "Pecados de Guerra" - com Sean Penn e Michael J. Fox - "Fogueira das Vaidades", que tinha no elenco Tom Hanks, Bruce Willies e Melanie Griffith  e Síndrome de Caim - com o ressucitado na série "Dexter" , John Litghgow.




Mas após muita insistência em ler o roteiro, Brian De Palma  decidiu encarar o projeto e dessa segunda contribuição do diretor com Al Pacino surgiu esse grande e subestimado clássico.
Mas vamos ao filme...

Carlito brigante é um gangster que após fugir de uma pena de 30 anos graças a seu advogado David Kleinfield (Sean Penn na sua segunda contribuição com o diretor e Indicado ao Globo de Ouro - irreconhecível ) decide sair da vida de crimes e  procurar a sua amada Gail (Penellope Ann Miller - da bomba "O Sombra" - também Indicada ao Globo de Ouro) e promete a ela que terão uma nova vida juntos e que irão fugir para as Bahamas.

Mas no seu primeiro dia nas ruas Calito já se envolve em um tiroteio
ao acompanhar seu sobrinho numa negociação, numa fantástica sequência numa mesa de bilhar (umas das inúmeras da carreira de De Palma e uma das brilhantes do filme).
Seu sobrinho e os negociadores acabam mortos e Carlito Brigante fica com o dinheiro da negociação.




Com o dinheiro em mãos Carlito vira sócio de um boate, esperando em pouco tempo levantar o dinheiro para sua fuga, quando seu caminho se cruza pela primeira vez com "Benny Blanco From the Bronx ( John Leguizamo), um figurão das drogas em ascenção que vê em Carlito uma lenda, ao contrário de Carlito que o vê apenas como mais um no submundo do crime.


 
A hora da fuga se aproxima quando Kleinfiled o convida para o acompanhar na fuga de um cliente.Sentindo-se divido entre o pedido de Gail para não acompanhá-lo e a obrigação pelo fato de Kleinfield o ter livrado da prisão Carlito resolve acompanhá-lo, mas as coisas dão errado e agora Carlito será perseguido pela máfia Italiana.



Penelope Ann Miller
Correndo contra o tempo Carlito Brigante parte para sua fuga em mais uma sequência espetacular no metrô (assim como no Clássico "Os Intocáveis") , que a princípio seria gravada no World Trade Center, mas não aconteceu devído a ataques terrorístas que o prédio sofreu.  



Pacino & Leguizano
A sequência do metrô demorou quase 3 meses para ser rodada, em um delas Al pacino cansado de tantos takes foi embora pra casa no metrô deixando a equipe a ver navios...
O Pagamento Final é um filme simplismente fantástico, com sequências de tirar o fôlego, um ótimo elenco - que ainda tem Viggo Mortessen - que bem mais tarde faria  Trilogia Senhor do Anéis) Luis Guzmán (O Hernandez da série Oz) - e a direção sempre
fantástica do mestre Brian de palma.




O Pagamento Final
Título: Carlito's Way
Lançamento: 1993 (EUA)
Direção: Brian De Palma
Elenco: Al Pacino , Sean Penn , Penelope Ann Miller , John Leguizamo , Ingrid Rogers
Duração: 144 min 
Gênero: Policial

1 comentários:

Al Pacino Vargas disse...

É uma performace impecavel de Al Pacino !

15:18

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!