sábado, 22 de abril de 2006

FIM DE CASO


Neil Jordan e seus conflitos...

Essa é um seção em que nós comentaremos um grande clássico que está perdido no meio das prateleiras de sua locadora, e vamos iniciar essa seção com um grande clássico de Neil Jordan, baseado num romance do escritor Inglês Graham Greene de 1951, "Fim de caso" (End Of Affair).
Um dos melhores filmes, se não o melhor do Diretor Irlandês Neil Jordan, responsáveis por filmes como: Entrevista com o Vampiro, Traídos pelo Desejo, Nó na Garganta e Michael Collins - O Preço da Liberdade.



"Este é um diário de òdio". Essa é a frase que inicia o filme com o personagem Maurice Bendrix, interpretado magnificamente por Ralph Fiennes ("A lista de Shindler", "Os Vingadores" e "O Paciente Inglês") e que define todo o sentimento da história. Ódio de Deus, de si mesmo, do mundo e até da mulher que ama, Sarah, interpretada pela fantástica Julianne Moore ("As Horas", "Hannibal", "Boggie Nights" e "Os Esquecidos").

Tudo começa quando Bendrix encontra um velho amigo, Henry Miles (Stephen Rea de "Nó na garganta ", na sua Oitava contribuição com o diretor Neil Jordan) numa noite na chuva e Henry confessa a Bendrix que Sarah o está traindo.
"Parece que o demônio me fez encontrá-lo naquela noite", pensa Bendrix. Os dois voltam para casa e Bendrix e Sarah se reencontram. Bendrix não acredita que dois anos separados foram suficientes para Sarah esquecê-lo e que já estava tendo um novo caso, então resolve contratar um detetive para seguir Sarah e desvendar esse mistério.




O Amor de Bendrix por Sarah chega a ser doentio que numa certa parte do filme ele diz: "Tenho ciúme de tudo que se move, tenho ciúme da chuva...tenho ciúmes dos seus sapatos porque eles a levam para longe de mim". Daí em diante o filme alterna idas e vindas no passado revelando o amor secreto dos dois até o dia em que depois de um ataque aéreo (o filme se passa durante a segunda guerra Mundial) Sarah misteriosamente resolve largá-lo sem explicar o por que.

Milagres, traições, ódio, submissão e amor são os ingredientes desse filme simplesmente fantástico, que conseguiu um feito quase sempre insuperável (Graham que nos perdoe) de ser tão bom quanto o livro.
Neil Jordan conta essa fantástica história de uma maneira totalmente segura nos mostrando que nem sempre o tempo pode curar as feridas que o ódio não nos deixou esquecer e que o amor nos fazem lembrar.



No final do filme Bendrix diz: "Deus, você na sua imensa sabedoria tirou Sarah de mim...agora Lhe peço, esqueça de mim para sempre..."
Com certeza uma das mais belas histórias de amor e traição contada pelo cinema.

O filme recebeu 2 indicações ao Oscar: Melhor Atriz (Julianne Moore) e Melhor Fotografia, além de 4 indicações ao Globo de Ouro: Melhor Filme em Drama, Melhor Diretor, Melhor Atriz em Drama (Julianne Moore) e Melhor Trilha Sonora Original.




Nota: 1O


Fim de CAso (End Of Affair) 1999
Dirigido por: Neil Jordan
Elenco: Raulph Fiennes, Julianne Moore, Stephen Rea, Ian Hart, Jason Isaacs. 112 min.

Sérgio Silvestre Valverde

5 comentários:

Anônimo disse...

poxa.. parabéns pelo flog.. vi q v cta fazendo umas das coisas q vc ama... fuizz sorte aew...

17:59
Anônimo disse...

kra axei intrssant esse vou procurar assistr tmbm valeu

18:53
Anônimo disse...

Filmaço!!! Um dos emlhores filmes de drama que vi em minha vida. Ótima escolha. Abraços!!!

02:44
Anônimo disse...

po cacra achei de f....esse flog bem criativo valeu fuiiii

03:17
Anônimo disse...

muito legal!!!realmente prova que entende e ama cinema!!!continua postando os filmes ta bjssssssssss

paula

03:09

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!