terça-feira, 31 de agosto de 2010

HISTÓRIAS DE AMOR DURAM APENAS 90 MINUTOS


O Amor e suas armadilhas...

Sou fã confesso do Cinema nacional e volta e meia surge uma pérola que só faz reforçar minha devoção pelo mesmo e "Histórias de amor duram apenas 90 minutos" para mim é uma grata ( e lapidada) surpresa.
Confesso que pelo título não me empolguei tanto, achei que era mais uma comédia romântica água com açucar, mas com Caio Blat no elenco resolvi dar uma conferida.
Aliás, Caio Blat  junto com Matheus Nachtergaele são os atores mais corajosos do cinema nacional. Suas carreiras no cinema seguem em total contra-ponto a carreira na TV.
Muitas vezes acho que a da Tv se encerraria devido as cenas protagonizadas pelos mesmos no cinema . No caso de Caio Blatt nos fortes "Cama de Gato" e "Baixio das Bestas" (com Nachtergaele também no elenco).

 

Quando li a sinopse me identifiquei de cara com o personagem (guardada as devidas proporções).
Zeca é um homem de 30 anos que vive a base da herança da mãe. Apesar da idade é tído como um homem de atitudes adolescentes.
Almeja se tornar escritor, mas não consegue passar da página 50 de seu famigerado e prodigioso livro, para tristeza de seu pai (Daniel Dantas) , um viúvo solitário que após a morte da mulher se refugiou nos livros e via no filho a chance de realizar um sonho para o qual nunca teve o mínimo talento.

 

Zeca é casado com Júlia (Maria Ribeiro sua mulher na vida real) e seu casamento vai mal. Julia segundo ele parecia ter saído de um típico  filme francês: "linda, independente e ... fria, completamente fria".
Ele só pensa em sexo enquanto ela só pensa nos seus estudos.
Passando o tempo entre as tentativas mal sucedidas de fazer sexo com sua mulher e terminar seu livro Zeca vive em total  marasmo até descobrir que pode estar sendo traído ,e o pior, com uma outra mulher, a caliente Carol ( a belíssima atriz argentina Luz Cipriota)

Chocado e humilhado com a bombástica revelação Zeca decide se aproximar de sua rival, numa tentativa segundo ele "obcecada de entender de  maneira desesperada o seu oponente e estabelecer comparações e aceitar aquilo que é inaceitável: ser trocado por outro(a), mas acaba se apaixonando por ela, gerando um engraçado e curioso triângulo amoroso como há muito tempo não se via no cinema nacional.




"Histórias de amor duram apenas 90 minutos" é um filme engraçado e despretensioso, com ótimos personagens e inspiradíssimos diálogos .
 O diretor e roteirista Paulo Halm acerta a mão no seu longa de estréia (e roteirizou "Quem matou Pixote" , "Dois perdidos numa noite seuja" entre outros...) , apostando na leveza e sutileza de situações imprevisíveis e de personagens que fogem do lugar comum e caricatos, muitas vezes nos dando a sensação  de estar sendo um observador de personagens reais, de carne e osso.


Histórias de amor duram apenas 90 minutos, mas o sorriso indisfarçável no seu rosto vai durar bem mais que isso ao subir dos letreiros...




NOTA:9,0


Direção: Paulo Halm
Roteiro: Paulo Halm
Elenco: Caio Blat, Maria Ribeiro, Luz Cipriota, Daniel Dantas, Lucia Bronstein
Fotografia: Nonato Estrela
Montagem: Luis Guimaraes de Castro
Música: Andre Moraes
País: Brasil / Argentina
Ano: 2009
Duração: 90min








FILME COMPLETO

7 comentários:

Anônimo disse...

Esse filme é muito bom! Vale a pena assistir!

00:11
Anônimo disse...

Qual o problema com os titulos dos filmes nacionais?
-"cheiro do ralo"
-"Quincas berro dagua"(??!!)
-"A guerra dos rocha"
-"ó pai, ó"
-"Sal de prata"
-"Beline e a esfinge"

Bizarro

09:01
Anônimo disse...

Podre.

10:00
blogger disse...

Podre é o teu rabo que não valoriza algumas coisas do cinema brasileiro!

21:04
Vitor Stefano disse...

Esse filme me cativou muito. É sensacional.
Veja o que escrevi no meu blog - http://sessoesdecinema.blogspot.com/2010/03/historias.html

Quanto a este anônimo que fala sobre os nomes dos filmes nacionais, um grande equívoco. Quincas Berro D'Água é um clássico da literatura e Beline é também o nome de um livro. O Cheiro do Ralo, para quem viu o filme, sabe que não há outro nome para ele. Aliás, é um grande filme.

Bizarra são algumas 'traduções' de filmes estrangeiros para o portugues....

Até mais!

21:19
Unknown disse...

Calma ae galera....rsrsrsrs

21:31
Sr Andrade disse...

Velho ja tinha lido essa sua resenha antes e ja tinha achando uma das maiores curiosidades do cinema nacional que eu queria ver, mas hj tive essa chance de ver e devo concordar com tua belicima critica sobre essa obra brilhante do cinema nacional. to com vc nessa nota 9,0

02:53

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!