sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

CISNE NEGRO

 Bravo Aronofsky!!!

Ao subir dos letreiros de "Cisne Negro" novo filme do diretor Darren Aronofsky (Requiem para um sonho,  π  e O Lutador) o que vi no rosto das pessoas foi uma mistura de vislumbre e fascínio diante da pequena obra-prima a qual  tinham acabado de assistir.
Assim como a maioria dos filmes de Aronofsky não vai haver meio termo: ou você ama ou você odeia. 
Eu fico com a primeira opção.
Então me vem mais uma vez a grande pergunta: O que foi que a mídia viu em "A Rede Social"? É um bom filme, Ok. 
Tem na direção ninguém menos que David Fincher, o homem responsável por no mínimo 3 clássicos conteporâneos do cinema. Ok.
Mas é só isso. Enfim...



Nina (Natalie Portman de Closer , V de Vingança - magnífíca - vencedora do Globo de Ouro e indicada ao oscar ) é uma perfeccionista bailarina que está prestes a assumir o posto de Beth (a sumida Wynona Ryder de Drácula de Bram Stoker), a primeira dançarina do grupo de balé e que está prestes a se aposentar.
Para Nina o posto de nova dançarina será o ápice da sua nova carreira, para Beth o triste fim de uma...

Com o recém conquistado posto de dançarina da companhia e com o desafio de dançar o Lago dos Cisnes de Tchaikovsky na sua estréia , Nina torna o seu perfeccionismo em uma obsessão, tendo ainda pela frente os problemas pessoais com sua mãe Erica (Barbara Hersey) , uma ex-bailarina que se lamenta por nunca ter ido tão longe em sua carreira depois que se tornou mãe e o perfeccionista e canastrão diretor da companhia Thomas (O Francês Vincet Cassel de Rios Vermelhos) .

Com a chegada de uma nova dançarina a companhia, Lilly (A linda Mila Kunis da bomba O Livro de Eli) Nina se ver ameaçada e irá transpor todos os limites físicos e psicológicos pelo seu papel, mas apesar disso as duas criarão uma estranha relação de amizade.




Nina é doce, tímida, pura e meiga assim como um de seus personagens: o Cisne branco, mas o diretor a julga incapaz de interpretar o outro personagem: O Cisne Negro que é completamente o oposto de Nina: sedutor, sensual e e extremamente sombrio assim como a sua nova amiga e adversária Lilly.


Os 2 personagens tem que ser interpretados pela mesma pessoa o que exige um alto grau de concentração e interpretação.
Nina possui a disciplina e a técnica, Lily possui a genuína e sedutora naturalidade.
Nina então tentará provar para o diretor que também pode interpretar o Cisne Negro e para isso descobrirá sentimentos e medos desconhecidos por ela o que toma contornos psicológicos irreversíveis, causando uma verdadeira e literal mutação "fisica e psicológica na personagem numa interpretação sensacional de Natalie Portman.

O Filme mistura muito bem o clima dramático com o suspense psicológico, misturando de maneira segura os gêneros, tudo isso envolto por um clima sombrio onde sonhos e realidade se misturam, deixando o público atônito e se perguntado o que é ficção e o que é realidade, lembrando por muitas vezes alguns filmes da fase áurea de Brian De Palma (como Vestida para Matar, Dublê de Corpo e Síndrome de Caim) , mestre nesse tipo de filme.



O Diretor Darren Aronofsky criou uma belíssima obra estética - a transformação da personagem de Cisne Branco no Cisne Negro é fabulosa e belissímamente fotografada e coreografada - com personagens muito bem construídos que com a sua direção beiram a realidade, e uma ótima trama psicológica que apesar de batida, nas suas mãos transformou-se numa obra unica, tensa e envolvente   em seu trabalho mais maduro.

O Filme foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor para Darren Aronofsky, Melhor Atriz para Natalie Portman, Edição e Fotografia.

Bravo!!!





Título original: (Black Swan)
Lançamento: 2010 (EUA)
Direção:Darren Aronofsky
Elenco:Natalie Portman, Mila Kunis, Winona Ryder, Vincent Cassel.
duração: 103 min
gênero: Suspense
status: Em cartaz

NOTA ; 9,0 






1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente filme!!!!!!
Sem palavras para descrever a magnitude desse filme.
Natalie está formidável!!!!

15:29

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!