A ORIGEM
Nolan e sua mente brilhante...
"A Origem"(Inception) é simplesmente o melhor filme do Ano.
Arrisco dizer sem exageros que é um dos filme mais revolucionários do cinema desde Matrix, e tal feito só deveria vir da mente mais criativa surgida nos últimos 10 anos em Hollywood: o britânico Christopher Nolan.
Nolan é responsável por filmes como o enigmático e inovador "Amnésia" (sua primeira grande aparição para o mundo cinematográfico) , antes ele já tinha dirigido o longa "Following", que passou despercebido do grande público. Logo depois veio o promissor "Insônia" e o surpreendente "O Grande Truque" e claro, trouxe de volta "a vida" o Cavaleiro das trevas no ótimo "Batman Beggins" e no sensacional "Cavaleiro das Trevas".
O que para muitos seria o ápice do diretor se tornou apenas mais uma peça desse quebra cabeça fascinante criado por Nolan em parceria com seu irmão roteirista Jonathan Nolan.
Cobb (Leonardo Di Caprio) é um especialista em roubar segredos do subconsciente das pessoas durante o estado do sono, estágio no qual a mente fica mais vulnerável. Algo que não é legitimamente legal e acaba se tornando uma fonte promissora de poder para as grandes corporações.
Devido a um erro no passado quando a sua Esposa Mal (Marion Cotillard) acabou morrendo Cobb torna-se um fugitivo e acaba impedido de ver seus filhos nos Estados Unidos, é quando ele recebe uma ousada proposta de Saito (Ken Watanabe) um empresário japonês , mas dessa vez, Cobb não vai roubar nenhum segredo, mas sim implantar um idéia na mente de Richard Fischer (Cililian Murphy) filho de Maurice Fischer (Pete Postlethwaite) e herdeiro de um grande império.
A Implantação consiste na idéia de que ele deve se desfazer de todo o império do pai após a morte do mesmo.
Para essa missão arriscada Cobb precisa da ajuda de sua equipe: O Batedor e armador , responsável por acordar a equipe do sonho é seu melhor amigo Artur (Joseph Gordon-Levvit de "Assassinos da estrada" e "500 Dias com ela"), a inexperiente e promissora arquiteta Ariadne (responsável pela "arquitetura física "do sonho - a excelente atriz canadense Ellen Page de Menina Má.com e Juno) e o forjador Eames ( responsável por se disfarçar nos sonhos - o ator britânico Tom Hardy de Rock an Rolla) além do quimico Yusuf (Dileep Rao), que formula sedativos poderosos para o grupo.
Com a morte do Maurice Fischer a equipe pega o mesmo vôo de seu filho e começa a grande corrida contra o tempo para implantar a idéia no seu subconsciente, fazendo com que ela seja disseminada em sua mente e quando, ao acordar não perceba que foi uma idéia implantada e aí vem o grande trunfo do filme: para que isso seja possível, terão que criar sonhos dentro de sonhos, e a cada camada dos sonhos que eles descem a missão se torna mais perigosa.
Nos primeiros estágios do sonho, ao morrerem eles acordam, mas com os sedativos e as camadas dos sonhos, se morrerem ficarão presos no limbo durante intermináveis anos, além disso terão que enfrentar as defesas do subconsciente de Fischer que foi treinado para esse tipo de invasão.
O que vem a partir daí são efeitos espetaculares, um roteiro extremamente soberbo e uma história fascinante contada de maneira fantástica por Christopher Nolan, que mais uma vez foi esquecido pelo oscar na indicação de melhor diretor.
O Filme recebeu algumas indicações, entre elas Melhor Filme, Roteiro Original, Direção de Arte, Fotografia, Trilha Sonora Original, Efeitos Visuais, Edição de Som e Melhor Mixagem de som.
Convenhamos não é o filme com cara de oscar. Assim como no globo de Ouro o prêmio pode acabar indo pro queridinho da mídia e bem inferior
"A Rede Social" mas deve levar a maioria dos prêmios técnicos...
Esse foi "A Origem" a união do que o cinema tem de melhor a oferecer em termos técnicos com espírito do cinema independente e a criatividade de Nolan, que já nasceu fadado a se tornar um clássico.
Título original:Inception
gênero:Ficção Científica
duração:2 hr 28 min
ano de lançamento: 2010
site oficial: http://www.aorigem.com.br
estúdio: Warner Bros. Pictures e Legendary Pictures
distribuidora: Warner Bros.
direção: Christopher Nolan
roteiro: Christopher Nolan
produção: Christopher Nolan e Emma Thomas
música: Hans Zimmer
fotografia: Wally Pfister
direção de arte: Frank Walsh
figurino: Jeffrey Kurland
edição: Lee Smith
efeitos especiais:
NOTA: 10
5 comentários:
Comparar Inception com Matrix. Não sei pq as pessoas insistem em fazê-lo. Não é pq dois filmes tem temática semelhante que são semelhantes. Não vou entrar em detalhes pq não adianta. Mas enfim, Matrix é uma bosta e sempre vai ser, agora, Inception tem sim bons argumentos.
01:11Não tenho duvido que A Origem é o melhor filme de 2010, sem exagero pode ser considerado o melhor da decada! Infelizmente mesmo sempre considerado pela maioria como o Melhor, a Academia do Oscar privilegia os filmes glichês, Drama, entre outros...
01:17loco de mais esse filme,
16:28Apos assisti-lo fiquei uns dias sem saber se tava sonhando ou acordado.
hehehe
PUTZ, VOU TER Q ASSISTIR DE NOVO, PORQ EU ACHEI Q Ñ FUI TUDO AQUI...
20:40Se dormir perde o filme,comente outros filmes do cara.
21:16Postar um comentário