BABEL
Sinfonia do Caos...
Hoje é dia de premiação no Oscar e vamos comentar mais um dos indicados: Babel. Novo filme do diretor Alejandro González-Iñárritu que fecha sua trilogia (os dois anteriores foram: "Amores brutos" e 21 "Gramas", este último já comentado aqui no blog)
Alejandro é um diretor único e com uma maneira bastante peculiar de contar suas histórias.
Babel tem como ponto de partida duas crianças Marroquinas: Ahmed (Said Tarchani) e Youssef (Boubker At El Caid) que recebem de presente do pai um rifle para cuidar da criação de cabras da família.
Um tiro é disparado pelos garotos e esse tiro acaba tendo consequências nos 4 cantos do mundo, tanto na vida dos garotos, como na vida de 2 turistas americanos (Brad Pitt e Cate Blanched). Um casal em crise que vai passar as férias no Marrocos.
Por fim, para completar o circulo vicioso: uma solitária garota surda japonesa (Rinko Kinkuchi) e uma babá mexicana e seu sobrinho.
A vida de todos os personagens se entrelaçam, mostrando suas fraquezas, angústias, medos, preconceitos e frustrações que acabam ruindo em suas vidas, ultrapassando os limites culturais e linguísticos, como uma verdadeira torre de babel.
Grande favorito ao oscar de hoje, Babel é um filme denso e angustiante que se não chega a ser superior aos dois anteriores,
fecha com chave de ouro a trágica trilogia de Alejandro.
Babel foi Vencedor do Globo de Ouro de Melhor Filme (Drama) além de ter sido indicado nas categorias de Melhor Diretor, Melhor Ator Coadjuvante (Brad Pitt), Melhor Atriz Coadjuvante (Rinko Kikuchi e Adriana Barraza) e Melhor Roteiro.Ganhou o BAFTA de Melhor Trilha Sonora, além de ser indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Diretor, Melhor Roteiro Original, Melhor Fotografia, Melhor Edição e Melhor Som.
0 comentários:
Postar um comentário