sexta-feira, 8 de julho de 2011

PASSE LIVRE

Passe Livre para rir...

O Cinema está cheio de dupla de irmãos "em frente" a direção. Passando dos premiados irmãos Cohen ("Onde os Fracos não tem Vez" e "Fargo"), os Wackowsky ( Trilogia "Matrix" e "Speed Racer) aos Hugues ("Do Inferno" e "Livro de Eli"), mas na comédia com certeza a maior referência são  Peter e Bob Farrelly.
Os irmãos Farrelly despontaram para o cinema com o clássico do besteirol "Debi  &  Loide" , uma comédia descompromissada de piadas fáceis e inteligentes com um Jim Carrey ainda despontando para o estrelato e que os colocaram nos holofotes da comédia mundial.
De lá pra cá a dupla alternou bons filmes como: "Quem vai ficar com Mary?" ( o filme da famosa cena do gel no cabelo) ,"Eu , eu mesmo &   Irene" (também com Jim Carrey) e "O Amor é cego" com momentos menos inspirados como no fraquissímo "Ligado em você" e no razoável "Antes só que mal casado".



Mas em todos eles com certeza está uma maneira bem escrachada de fazer humor dos irmãos Farrelly. Com certeza a moral e os bons costumes passam longe da dupla de diretores, com seus filmes carregados de piadas de humor negro que não perdoam nem  as "tachadas" minorias, com uma metralhadora desgovernada de se fazer humor.
Há quem os julgue um tanto quanto apelativos e escatológicos, mas não há como ficar indiferente a maneira peculiar dos irmãos Farrelly.

Em "Passe Livre" Owen Wilson ("Entrando num fria", "Bater ou correr" ) é Rick, um homem de meia idade com 2 filhos pequenos e casado que ao lado do amigo Fred, o engraçadíssimo Jason Sudeikis (do programa "Satuday Nigth Lives" e do Inédito "Quero Matar Meu chefe) estavam cansados da rotina do casamento e depois de alguns vacilos com as esposas acabam recebendo um Passe livre: 1 semana de folga do casamento e dos filhos , podendo fazer o que quiser, livre de culpas e arrependimentos. A cena que leva a mulher de Fred interpretado por Christina Applegate a dar o Passe Livre é de chorar de rir





 Com o sonho realizado de todo homem de ter 1 semana de folga do casamento, a dupla reúne a sua trupe e parte para o ataque , mas não contavam com uma coisa: O tempo. O tempo passou para eles que acabaram perdendo o jeito para conquistar as mulheres e o que parecia ser um paraíso torna-se um inferno com a falta de "tato" da dupla, o que resulta em cenas engraçadíssímas que vão desde ficar chapados com bolinhos de maconha a brigas de bar.
O elenco de apoio também rende boas risadas principalmente no final (não aperte o STOP ao subir dos letreiros).
A medida que os dias de folga vão chegando ao fim a dupla se desprende da trupe e vai até a festa do invejado amigo solteirão conquistador  para a última tentativa de se dar bem. O que Fred e Rick não contavam é que durante as suas mal sucedidas tentativas de conquistas as suas esposas acabariam também se dando um Passe livre.


Destaque também para a cena engraçadíssíma em que Fred desmaia na sauna e para o "falso Oral" de Rick. De fato negativo talvez a suavizada em querer criar um final bonitinho e clichê com mensagens e lição de moral , bem típico de comédias românticas americanas e que não combina nada com os Irmãos Farrelly. 



Não esperem nada mais engraçado que os melhores filmes da dupla, mas com certeza algo superior ao últimos filmes . Se você quer rir descompromissadamente " Passe Livre" é uma boa pedida. 
Agora é aguardar o que nos guarda os Irmãos Farrelly que entre seus futuros projetos tem o remake de "Os 3 Patetas" e uma possível continuação de "Debi & Loide" 







Hall Pass(2011)
Lançamento: 2011 (EUA)
Direção: Peter Farrelly, Bobby Farrelly
Atores: Owen Wilson, Christina Applegate, Jason Sudeikis, Jenna Fischer.
Duração: 105 min
Gênero: Comédia



NOTA: 6,5


0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!