quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CAPITÃES DA AREIA

Existe uma eterna discussão no mundo cinéfilo quando uma obra literária é adaptada para o cinema: Qual o melhor, o Livro ou o filme? No livro você cria todo um mundo imaginário que surge através das palavras, já o cinema dá forma e vida a tudo isso.
Não li o livro, (mas o farei) o que em parte é bom na analise já que me desprende de possíveis comparações que muitas vezes acaba causando um morte prematura nas pretensões do filme,  então só restou o filme e a primeira vista parecia uma fórmula que tinha tudo pra dar certo.
"Capitães da Areia" é uma adaptação de um dos livros mais conhecidos de Jorge Amado (publicado em 1937) , e talvez ninguém melhor para dirigir a obra do que alguém com o legado do escritor e que provavelmente viveu toda a aura mágica da sua vida e obra do que a roteirista e diretora Cecília Amado, neta de Jorge.



Lembro quando o filme estava ainda na fase de pré-produção por volta de 2007/2008 e estavam a procura do elenco "mirim" que seriam "procurados" em comunidades carentes e bairros pobres de Salvador.
Isso deu muito certo na Obra-prima do cinema nacional "Cidade de Deus" e em alguns outros dramas socias nacionais como "Última Parada 147" ou "Pixote - A Lei do mais fraco" entre vários outros, ou no bom drama sul-africano Tsotsi - Infância Roubada.
Como vários deles vivem ou viveram realidades parecidas com as mostradas no filme acabavam dando vazão a uma atuação mais visceral e verdadeira que acabava transpondo a técnica que lhes faltava, infelizmente não é o que acontece em "Capitães de Areia".
Alguns até conseguem um certo destaque como o engraçado personagem Boa Vida (Jordan Mateus) o Gato (Paulo Abade) e principalmente a carismática Dora (Ana Graciela).
 Já outros são extremamente sofríveis, como o Personagem do Professor (Robério Lima)  ou o Sem Pernas (Israel Gouvêa) e o fraco e sem brilho protagonista Pedro Bala (Jean Luís Amorim) que até consegue melhorar da metade pro final do filme causando uma leve empatia com o público, mas não o suficiente para um protagonista.




As cenas que deveriam causar certa emoção ou angústia como na dor do personagem Sem Pernas (O ator foi encontrado num centro de reabilitação) que é adotado por uma família apenas para facilitar um assalto do grupo, causando um grande remorso no próprio, ou no confronto dos garotos na rua são simplesmente trucidados pelas péssimas atuações dos "atores" que em vários momentos parecem estar lendo as suas falas.



Com tantos fatos negativos o resultado não poderia ser outro. Um drama sem força, sem carisma, com personagens sem brilho algum.
Uma ressalva apenas para a fotografia que consegue captar de maneira competente toda a beleza e mistério das ruas e paisagens de Salvador.

Agora com licença que vou ler o livro...

NOTA: 4,5


Capitães da Areia (2011)
Direção: Cecília Amado e Guy Gonçalves
Gênero: Drama Nacional
Compartilhar
Elenco: Jean Luis Souza de Amorim, Ana Graciela Conceição da Silva,
Romário Santos de Assis, Israel Vinícius Gouvêa de Souza, Elielson Santos da Conceição, Paulo Raimundo Abade Silva.



0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!