terça-feira, 28 de agosto de 2012

ENTREVISTA BRIAN DE PALMA


 O Mestre de Brian de Palma está de volta e no estilo que o consagrou e o fez ser conhecido como sucessor de Hitchcock e ser grande influência para diretores consagrados como Quentin Tarantino.
O novo Filme "Passion" teve seu primeiro trailer lançado e já deixou os fãs na expectativa.
O último filme do diretor foi o Documentário "Guerra sem cortes" de 2007 (confira Entrevista). Confira a entrevista do diretor que participará com seu filme do festival de Veneza. 
Passion é um remake de Crime de Amor, filme de Alain Corneau de 2010 com Ludivine Sagnier e Kristin Scott Thomas.

De Palma: O relacionamento complexo e tórrido entre as duas mulheres construído por Corneau me agradou. É uma boa base para desenvolver uma história mais intrincada e misteriosa em relação ao original, no qual se descobre logo quem matou quem. O prazer do thriller é juntar um mecanismo rico em estratagemas e descortiná-lo apenas no final. 


Então, trata-se de uma revisita cheia de mudanças.

 Sim. No original, a tensão sexual era sugerida, enquanto, no meu filme, ela vai além disso. No início, eu procurava uma atriz madura, parecida com a gerente do filme original. Mas Noomi Rapace me conquistou com o seu carisma. Rachel McAdams leu o roteiro e chegou com Noomi. Elas tinham se conhecido no set do últimoSherlock Holmes e desenvolveram uma relação forte, que usei no filme, aquele modo delas de jogar uma contra a outra, sexy e perigoso ao mesmo tempo.

Cinco anos atrás, o senhor levou a Veneza Guerra sem Cortes, filme sobre a guerra no Iraque. Agora, retorna ao thriller.

Fazia anos que não dirigia esse tipo de filme. Encontrei esse material e comecei a visualizar as imagens da história: uma aventura excitante. Para a música, chamei Pino Donaggio, que colaborou comigo em tantos filmes. O thriller é um gênero que me permite colocar em cena as minhas visões. Em Passion, há sequências oníricas aterrorizantes: um balé, A Tarde de um Fauno, coreografado por Jerome Robbins, que se insere perfeitamente no filme.


O senhor é um habitué do Festival de Veneza.

O público sempre acolheu meus filmes com entusiasmo em Veneza. Amo e frequento a cidade como hóspede do meu amigo Pino Donaggio.



Com Scorsese, Lucas e Spielberg o senhor fundou a Nova Hollywood. Ainda mantém contato com eles?

Nós nos tornamos amigos entre os anos 70 e 80. Chegamos a cair na estrada juntos e, de vez em quando, nos vemos. Mas hoje cada um de nós tem o seu mundo. Vivemos em lugares diferentes, fazemos coisas diferentes. Eu prossegui com a minha busca e hoje estreitei laços com diretores mais jovens como Paul Thomas Anderson e Wes Anderson. Amo e acompanho essa geração: vivo no Greenwich Village. Nós nos encontramos, torcamos roteiros e conselhos.

Quem o senhor consideraria como herdeiros do seu estilo?

Quentin Tarantino. Ele sempre faz coisas visualmente excitantes. Admiro também o talento visionário de Christopher Nolan. Mas, à parte os colossais efeitos especiais, há poucos filmes contados por imagens. É como se tivéssemos, no fim das contas, objetivo de narrar.




Leia Mais

sábado, 25 de agosto de 2012

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS RESSURGE

Conclusão Épica...

Nolan é o cara!!!
Ele conseguiu nessa trilogia quebrar três paradigmas.  Primeiro: Em "Batman Begins" ele provou sim, que era possível fazer uma adaptação para o cinema de um herói dos quadrinho com qualidade, fazendo um filme que agradou em cheio, os fãs , a crítica e a bilheteria.
Segundo: "Raramente uma continuação consegue ser melhor que o original". São raras as exceções como "O Poderoso Chefão" por exemplo.
Em "Batman - O Cavaleiros das Trevas" Nolan nos deu um filme fantástico, que a medida que o tempo passava o filme ia nos levando por um caminho jamais visto na história em nenhuma adaptação.
A cada momento que acreditávamos que ele tinha chegado no seu ponto alto ele nos levava a outro maior ainda, deixando todos os fãs com a mesma sensação de "Esse é a melhor adaptação dos quadrinhos de todo os tempos.

E por último claro "O último filme da Trilogia sempre deixa a desejar e não chegará nem perto dos outros".
São inúmeros os casos decepcionantes como "Matrix", "Homem -Aranha", entre outros e tem  claro, suas exceções como "Senhor dos Anéis", mas estamos falando de Nolan certo? E dele não poderíamos esperar nada menos do que épico...



Oito anos se passaram desde "O Cavaleiros das Trevas". 
Depois de Batman levar a culpa pela morte e pelos crimes de Harvey Dent (Aaron Eckart) que se tornou o duas caras, e se culpando pela morte de Rachel DawesBruce Wayne decide se afastar de todos, vivendo isolado em sua mansão, se tornando quase uma lenda urbana em Gotham.

Mas uma ladra, Selina Kyle (Anne Hathaway) faz com que Bruce Wayne saia do seu longo período de reclusão, após roubar um colar de valor sentimental para Bruce. Como se isso não bastasse ela rouba suas digitais.
 Além disso uma ameaça maior se aproxima de Gotham: Bane (Tom Hardy) que tem em mente um plano que pode devastar Gotham de uma vez por todas.






Batman irá enfrentar o maior de todos os seus pesadelos, além de reencontrar antigos inimigos, fincando de maneira inteligente a história a outros episódios da franquia.
A história foi baseada na famosa série dos quadrinhos "The Nightfall de 1993, quando Bane deixa o herói mascarado na cadeira de rodas e em "Dark Night Returns" de 1987 e "Terra de Ninguém" de 1999.

"O Cavaleiros das Trevas Ressurge" é a conclusão épica dessa fantástica trilogia que foi magistralmente orquestrada por Christopher Nolan que elevou o homem Morcego a um patamar inimaginável, e que apesar de já ter anunciado que essa foi sua última incursão com o herói mascarado , nos deixa um gostinho de até logo e com a sensação de aplaudir de pé essa trilogia que já entrou para a história com uma das mais fantásticas do cinema.




Diretor: Christopher Nolan
Elenco: Christian Bale, Gary Oldman, Morgan Freeman, Michael Caine, Anne Hathaway, Joseph Gordon-Levitt, Liam Neeson, Tom Hardy, Cilliam Murphy, Marion Cotillard, Maggie Gyllenhaal
Produção: Christopher Nolan, Charles Roven, Emma Thomas
Roteiro: Christopher Nolan, Jonathan Nolan
Fotografia: Wally Pfister
Trilha Sonora: Hans Zimmer
Duração: 165 min.
Ano: 2012
País: EUA, Reino Unido
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: DC Entertainment / Legendary Pictures / Syncopy / Warner Bros.
Classificação: 12 anos


NOTA: 10




Leia Mais

domingo, 19 de agosto de 2012

BATMAN - O CAVALEIRO DAS TREVAS

O Mundo fantástico de Nolan...

No cinema existe uma máxima que diz de que raramente uma continuação consegue superar a original. Bom, Nolan     com certeza não levou isso em consideração na segunda parte da Trilogia do Homem Morcego: O Cavaleiro das Trevas.
Depois de enfrentar a liga das Sombras em Batman Begins, é a hora de enfrentar o Coringa (Heath Ledger numa fantástica atuação).
Confesso que torci o nariz ao saber que ele seria o vilão, e fui um dos milhões de fãs que saíram do cinema boquiabertos e fascinados.
Enquanto o filme estava sendo finalizado aconteceu a tragédia em que Heath Ledger teria  ingerido por acidente uma alta quantidade de remédios prescritos o que resultou na sua morte.
Sua atuação acabou resultando numa merecida premiação póstuma de melhor ator coadjuvante.



Gotham respira "ares" mas tranquilos, graças a Batman e a chegada do seu novo promotor público Harvey Dent (Aaron Eckart) , mas o coringa se encarregará de trazer  o caos novamente.
Após assaltar um banco da máfia num plano engenhoso, o coringa oferece um acordo aos mafiosos: matar Batman e ficar com metade do dinheiro.

Mas isso é só o começo. O coringa diz que se Batman não revelar sua verdadeira identidade irá matar uma pessoa por dia em Gotham evocando o lado "humano" de Batman e jogando a sociedade contra ele, e a cada novo plano do coringa , se esconde por trás um outro ainda mais mortal.



Em "Batman - Cavaleiro das Trevas" as cenas de ação estão bem mais arquitetadas e o roteiro uma verdadeira montanha russa. Quando você acha que o filme chegou ao seu clímax, somos jogados em um novo turbilhão de emoções e levados a um novo ápice.

O roteiro ficou a  cargo de Christopher Nolan e de seu Irmão Jonathan Nolan com história de David S, Goyer - roteirista do anterior e de "Dark Knigth Rises".A Direção de Nolan é um show a parte entrando de vez para os hall dos grandes diretores do cinema americano. E quando você acha que ele chegou ao ápice da sua criatividade com os 2 Batman´s e "O Grande Truque" ele nos dá a obra prima "A Origem".

Mas apesar de todos os destaques desse grandioso filme, com certeza a mais surpreendente de todas é a atuação de Heath Ledger que se não fosse pela tragédia que o acometeu seria catapultado ao patamar de grande estrela de Hollywood.



Depois da morte do Ledger ressurgiu as conversas sobre a maldição do personagem.
Segundo Ledger no final das filmagens ele só conseguia dormir 2 horas por noite e precisava de remédios para dormir. Jack Nicholson também se queixou de problemas durantes as filmagens com Tim Burton e que em uma conversa com Ledger ele teria avisado sobre a complexidade e a carga emocional exigida pelo personagem e que teria feito terapia após o fim das filmagens e quando saiu a notícia da morte de Ledger suas palavras foram: "Eu avisei".

Para completar recentemente no pré-estréia de " "Dark Knigth Rises" um homem entrou no cinema atirando dizendo que era o Coringa, matando 12 pessoas. Além de um reverendo que disse que Ledger estava possuído durante as filmagens.
Independe das polêmicas, não há como ficar indiferente a esse filmaço que Nolan com seu inegável talento simplesmente tornou em  um dos melhores filmes de super-herói de todos os tempos...



Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. ( Batman The Dark Knight Rises.)
Warner. EUA, 2012.
Duração: 164 min.
Direção de Christopher Nolan.
Com Christian Bale, Michael Caine, Morgan Freeman, Marion Cotillard, Tom Hardy, Gary Oldman, Joseph Gordon –Levitt, Anne Hathaway, Matthew Modine, Ben Mendelsohn, Daniel Sunjata, Liam Neeson, Cillian Murphy, Tom Conti.





N0TA: 9,0




Leia Mais

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

BATMAN BEGINS

A Redenção do Cavaleiro das Trevas...

Batman sempre foi considerado o mais sombrio dos personagens em quadrinhos, mas no cinema , o cavaleiro das trevas passava longe disso.
Nas mãos do diretor Tim Burton, Batman teve sua primeira aparição no cinema em "Batman Eternamente" (1989) tendo Val Kilmer como o herói mascarado e na continuação "Batman Returns"(1992).
Se esses filmes não comprometiam também não empolgavam e estavam longe do herói sombrio dos quadrinhos.
Depois foi a  vez do alemão Joel Shumacher assumir a direção. Um diretor que tinha alguns filmes em sua filmografia que evocavam o lado sombrio e desesperado da alma humana como: "Linha Mortal","Um toque de infidelidade" e  "Um Dia de fúria", e foram criadas as maiores expectativas.
O Primeiro tropeço veio com "Batman Eternamente"(1995) com a péssima escolha de Michael Keaton para o papel principal, mas o golpe fatal veio com Batman & Robin (1997) que apesar de ter o grande George Clooney no papel principal e Arnold Schwazenegger como vilão foi de longe o pior filme da série



Depois de um longo hiato, os estúdios resolveram trazer de volta a vida o Cavaleiro das trevas e foram buscar no cinema independente a redenção.
 Depois da boa experiência do também independente Bryan Singer do cult "Os suspeitos" em frente a "X-Men" (2000) - que não se repetiu em Super Man Returns -  eles foram atrás do jovem promissor britânico Christopher Nolan, que até então tinha dirigido o interessante Following, o enigmático "Amnésia" e o policial "Insônia".

Para o papel do homem Morcego a escolha  pegou muita gente de surpresa: Christian Bale, que há  algum tempo vinha chamando atenção com os Filmes "Psicopata Americano", "O Operário e "Tempos de Violência. Junto a ele um elenco de peso: Morgan Freeman (Mr. Fox), Michael Caine (Mordomo Alfred), Gary Oldman (comissário Gordon) ,Liam Neeson (Henri Ducard) e Katie Homes (Rachel Dawes) entre outros.

O roteiro foi baseado principalmente em duas histórias em quadrinhos clássicas da sua série, como Batman: Year One e Batman: The Long Halloween e ficou a cargo do próprio Nolan e do roteirista e diretor David S. Goyer que já roteirizou entre outras coisas: "Blade", "Motoqueiro Fantasma", "O Corvo" e pasmem   "Garantia de Morte" com Van Damme".



"Batman Beggins" vai a fundo na origem do homem morcego, desde a origem dos seus medos, o assassinato dos pais e sua viagem pelo mundo tentando conhecer a mente dos criminosos quando é recrutado por Henri Ducard e levado até R´as Al Ghul, líder da liga das Sombras.
Ao descobrir o plano da liga das sombras de destruir Gotham, Bruce Wayne se rebela e decide voltar a Gotham para fazer justiça e recuperar a alma da cidade que seu pai ajudou a construir.

Com a ajuda de Mr Fox, Do mordomo Alfred e do Comissário Gordon, Bruce Wayne dá vida a Batman, mas a liga das Sombras não desiste de seu plano de destruição e Batman mas uma vez terá que enfrentá-los.
Com o orçamento de 150 milhões o então não acostumado a quantia tão exorbitantes para seus filmes, Christopher Nolan nos deu ( até então ) o mais fantástico filme da série e que há muitos tempo os fãs clamavam.



"Batman Beggins" abriu de forma majestosa e surpreendente a trilogia do Cavaleiro das trevas.
Se os fãs estavam empolvorosos e sorrindo atoa nem imaginavam o que ainda estaria por vir com "Batman - O Cavaleiro das Trevas".
Obrigado Nolan. O Mundo dos quadrinhos será eternamente grato a você...




Batman Begins (2005)
Dirigido por: Christopher Nolan
Com: Christian Bale, Katie Holmes, Michael Caine Morgan Freeman ,
Gary Oldman ,Liam Neeson.
Gênero: Aventura, Ação
Nacionalidade: EUA

NOTA: 8,0


Leia Mais
CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!