quarta-feira, 4 de maio de 2011

TSOTSI - INFÂNCIA ROUBADA


A verdade nua e crua da realidade Sul-africana


Quando se fala na África muitas coisas vem a sua mente, mas com certeza cinema não é uma delas, ou pelo menos não era. Assim como em várias partes do mundo o cinema tem dado sinas de vida nos lugares mais inesperados e inimagináveis, e é da África do Sul que vem esse bom drama que ganhou o oscar de melhor filme estrangeiro em 2006, desbancando os  favoritos daquele ano, como o francês 'Joyeux Noel' e o palestino 'Paradise Now', ganhador do Globo de Ouro. 
Muitos descreveram o filme como uma mistura de Cidade de Deus e Crash - No Limite (vencedor do Oscar daquele ano) ou o "Cidade de Deus sul-africano". É um certo exagero, mas não podemos ficar indiferente a esse ótimo filme.






Tsotsi que na gíria das ruas de Soweto significa "bandido" (interpretado por Presley Chweneyagae na sua primeira e ótima  interpretação no cinema) é um jovem de 19 anos, líder de uma gangue que  é formada por Butcher - o violento do grupo (Zenzo Ngqobe), Aap - o palerma (Kenneth Nkosi) e Boston , conhecido como professor - o filósofo do grupo (Mothusi Magano). 
A gangue vive de pequenos golpes e após assassinarem um senhor num metrô numa tentativa de assalto a gangue começa se desfazer quando um dos membros, Boston, decide sair da gangue contestando a decência de Tsotsi que acaba espancando-o num bar. 
Após a confusão Tsotsi sai pelas ruas indo parar num bairro de classe média (mostrando a grande desigualdade social sul-africana) , quando assalta e atira em uma mulher, Pumla (Nambitha Mpumlwana) na entrada da sua casa. Após fugir com o carro ele percebe que uma criança recém-nascida ficou no banco traseiro.
Assustado Tsotsi foge com a criança e nos seis dias seguintes (em que se passam o filme) tentará cuidar da criança e ficar longe do foco da polícia. 
A convivência com a criança o remete ao passado, quando convivia com sua mãe em fase terminal e seu pai alcoólatra e resolveu fugir, indo morar na rua com outras crianças e dormindo em tubos de concreto, lugar que ele leva a criança ao tentar demonstrar a ela uma definição de lar.





Totalmente perdido com a nova realidade Tsotsi vai em busca de Mirian (Terry Pheto), uma mãe que ele observava há muito tempo da janela da sua "casa"  na coleta de água e a força a alimentar a criança e mais uma vez é "alçado" da sua realidade ao se deparar com um novo sentimento pela criança e por Mirian.
O Diretor Gavin Hood (que mais tarde viria a dirigir o drama "O suspeito" - com Jake Gyllenhaal e "X-Men Origens: Wolverine) acerta ao mostrar os fatos sem buscar explicações para as atitudes e rumos que Tsotsi tomou na sua vida, cercado de pessoas que assim como ele , não tiveram oportunidade e pela pobreza das favelas sul-africanas fotografada de maneira sublime por Lance Gewer.





Vale destacar também a boa trilha sonora do filme.
"Tsotsi" é uma có-produção entre Inglaterra e África do Sul e foi baseado no livro homônimo do dramaturgo Athol Fugard que se passava nos anos 50 no início do Apartheid e foi readaptado para os nosso dias. 
O filme arrecadou quase 500 mil dólares em quatro semanas de exibição e ganhou  prêmios importantes nos festivais de Toronto, 
Edinbrugo e Los Angeles.


Tsotsi é um retrato de uma realidade nua e crua bem parecida com a nossa (há muita semelhança com nossa maneira "social " de se fazer cinema), que não apela para sentimentalismos baratos, dialogos existencialistas e explicações filosóficas ou tendenciosas. É apenas uma realidade que tenta ser evitada com muros e grades, mas que as vezes, assim como aquela família, acaba sendo transposta....


NOTA: 7,5


Direçãoo: Gavin Hood. 
Gênero: Drama
Elenco: Presley Chweneyagae, Mothusi Magano, Jerry Mofokeng, Zenzo Ngqobe, Kenneth Nkosi, Percy Matsemela, Thembi Nyandeni, Terry Pheto, Benny Moshe, Nambitha Mpumlwana, Rapulana Seiphemo, Zola, Jerry Mofokeng. 
Tempo de Duração: 94 min
Nacionalidade: Reino Unido / África do Sul, 
Ano: 2005.






legenda:

1 comentários:

Alexandre disse...

O fato da história já ter acontecido de forma semelhante por aqui torna o filme ainda mais curioso! Tem uma crítica em www.artigosdecinema.blogspot.com/2015/01/infancia-roubada-tsotsi.html

17:15

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!