segunda-feira, 9 de abril de 2012

HELENO

Touro quase Indomável...

Bem antes do "Animal" Edmundo, Jóbson, Sérginho Chulapa, Imperador Adriano, entre outros jogadores problemas da história do futebol Brasileiro , um jogador já nos anos 40 chamava atenção por seu temperamento forte dentro e fora de campo: Heleno Freitas.
Jogador do Botafogo do Rio de Janeiro, Heleno (Rodrigo Santoro)  não criava inimigos apenas no time adversário, mas também em seu próprio time ao criticar os companheiros que não jogavam por amor a camisa ou só jogavam pelo dinheiro.
 Por causa do seu temperamento explosivo dentro de campo ele acabou sendo apelidado pela torcida  adversária de "Gilda", personagem da atriz americana Rita Hayworth do filme noir de mesmo nome dos anos 40.


Com um ego incontrolável , se achando acima do bem e do mal, foras das quatro linhas seu temperamento não era diferente. 
Foi a primeira grande estrela  do futebol brasileiro, sendo o jogador mais caro da época, vendido para o Boca Júniors da Argentina.
Viciado em drogas e bebidas, tinha fama de "Bon Vivant" e vivia cercado de mulheres. 
Se casou com com Silvía ( a bela Aline Moraes) com quem teve um filho, com o qual teve pouco contato.
Existe um antigo ditado que diz que se "você quer conhecer a verdadeira personalidade de um homem dê a ele uma arma e poder. Heleno de Freitas teve mais que isso, e apesar de ser chamado de gênio fez mais honra ao apelido de príncipe maldito. 
Um príncipe que fez ruir o seu próprio e reluzente reino, e mesmo com ele em destroços carregado das lembranças do seu outrora glorioso passado , vivia num mundo que era pequeno demais para o seu orgulho, terminando da maneira que é conhecida o clube que tanto amou, como uma estrela solitária...






Assim como o clássico "Touro Indomável"  de Martin Scorsese, "Heleno" é todo filmado em Preto & Branco dando um ar nostálgico com uma belíssima direção de arte, recriando a bela Rio de Janeiro dos anos 40.
Rodrigo Santoro nos brinda com sua melhor e mais visceral interpretação, encarnando de forma surpreendente o famigerado jogador.
Aline Moraes também mostra mais uma vez ser uma das grandes promessas de nosso cinema.
José Henrique Fonseca (filho do escritor Rubens Fonseca, diretor de "O Homem do Ano (2003)"
e da série da HBO "Mandrake" ) nesse seu segundo filme se mostra mais maduro e nos brinda com um filme já fadado a se tornar um clássico sobre o tema da maior paixão nacional.
Surpreendente e fascinante "Heleno" já figura entre os melhores filmes nacionais de 2012.







 Heleno
Gênero: Drama
Duração: 116 min.
Origem: Brasil
Estreia: 30 de Março de 2012
Direção: José Henrique Fonseca
Roteiro: José Henrique Fonseca, Felipe Bragança e Fernando Castets
Distribuidora: Downtown Filmes
Censura: 14 anos
Ano: 2011

NOTA: 8,5




0 comentários:

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!