quarta-feira, 18 de abril de 2012

EU RECEBERIA AS PIORES NOTÍCIAS DOS SEUS LINDOS LÁBIOS

Beto Brant e sua nova fase...

Sou fã de Beto Brant de longa data. Desde que assisti "Ação entre Amigos" (1998 - Um de meus filmes nacionais prediletos) me tornei fã dele e do escritor-roteirista  Marçal Aquino. Uma ótima história de vingança de 4 amigos que se reúnem para um final de semana de pescaria até que um deles revela que encontrou o homem que os torturou há 25 anos atrás na época da ditadura militar e que ao contrário do que pensavam está vivo. Os amigos partem em busca de seu algoz para uma certo de contas, mas ele acaba fazendo uma revelação que mudará vida deles para sempre.
Logo depois assisti "Os Matadores (1997)" com Murilo Benício e Chico Diaz, sobre uma dupla de matadores de aluguel na fronteira Brasil-Paraguai que enquanto esperavam a sua vítima relembram a história de um famoso pistoleiro, Múcio (Chico Diaz).

Depois veio  "O Invasor "(2001) com Marcos Ricca e Alexandre Borges. Um filme sobre uma dupla de amigos que contratam um assassino de aluguel (Paulo Miklos - surpreendendo na sua incursão como ator) para matar um sócio que se recusa a participar de ação fraudulenta, mas que depois do assassinato invade a rotina dos dois pondo em risco os seus planos.



Os três primeiros filmes dessa parceria só fizeram se concretizar ainda mais minha admiração pela dupla.
Era exatamente aquilo que eu sentia falta no cinema nacional: Bons filmes policias com personagens carismáticos e bons diálogos, além de boas reviravoltas nas tramas.
O tempo passou e veio "Crime Delicado" (2005) . Dessa vez baseado no livro homônimo de Sérgio Sant´Anna.
Para alguns uma reviravolta na carreira do diretor que se mostrava agora, mais maduro e  fazia "Cinema de arte" em que as situações, a fotografia, as atuações falavam mais alto do que os diálogos e a trama em si.
Para mim foi a primeira decepção. Ao terminar o filme me perguntei: "O que aconteceu com meu diretor nacional predileto?"
Os mais apaixonados vão me chamar de louco ou que não entendi o que o diretor quis passar, mas é essa minha opinião.




Depois veio "Cão sem Dono" (2007), baseado no livro "Até o dia em que o cão morreu" de Daniel Galera, com particpação no roteiro também de Beto Brant e Marçal Aquino.
Mais um filme que de nada lembra as três primeiras obras do diretor. Se o filme não chega a ser decepcionante também de nada acrescenta a carreira do diretor na sua primeira parceria na direção com Renato Ciasca.

Não assisti "O Amor segundo B. Schianberg" (2010) também com a dupla de diretores.
Agora chega aos cinemas "Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" que é baseado no livro homônimo de Marçal Aquino. O título por si só já é pura poesia.
O filme mostra um triângulo amoroso entre Lavínia (Camila Pitanga na sua melhor atuação) que é casada com o pastor Ernani (Zeca Machado que já atuou com o o diretor em "Ação entre Amigos") mas se envolve com fotografo Cauby (Gustavo Machado que atuou com o diretor em  "O Amor segundo B. Schianberg")



Lavínia é uma ex-prostituta que teve sua vida mudada após conhecer o pastor Ernani. Mas com o tempo o lado obscuro da personalidade de Lavínia volta a tona e ela se envolve com o fotógrafo Caubi.
Esse triângulo amoroso irá desencadear fatos desastrosos na vida dos três e nas pessoas á sua volta , envoltos de mentiras, violência e mortes.

Talvez em relação aos filmes anteriores , esse seja o que mais se aproxima dos três primeiros filmes do diretor, apesar das características da nova fase, mas dessa vez existe uma trama envolvendo o triângulo amoroso. o que melhora o filme na sua segunda parte, mas a ocultação de alguns fatos não faz o filme decolar.
Camila Pitanga se entrega de maneira devastadora a sua personagem e é um grande destaque do filme.



As cenas de sexo como sempre são cruas e bem intensas, que já é uma marca na filmografia do diretor, como Em "Os Matadores" na cena entre Chico Diaz e Maria Padilha, Rodrigo Brassaloto e Melínia Anthís em "Ação entre Amigos" ou em "O Invasor" com Marcos Ricca e Malu Mader, só para citar algumas.

O Filme vem recebendo boas críticas internacionais e  ganhou o prêmio de Melhor Filme no Festival de Huelva (Espanha) em 2011, Melhor filme e Melhor Atriz (Camila Pitanga) no Festival do Rio em 2011.
Se não é uma volta ao estilo que o consagrou, pode talvez significar uma luz no fim do túnel...



"Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios" (2001)
Elenco: Camila Pitanga, Gustavo Machado, Zecarlos Machado, Gero Camilo.
Direção: Beto Brant e Renato Ciasca
Gênero: Drama
Duração: 100 min.
Distribuidora: Sony Pictures
Estreia: 20 de Abril de 2012

Nota: 5.0





2 comentários:

Anônimo disse...

sem graça

11:36
Anônimo disse...

só esqueceram de depilar a Camila, pois não região até as piriguetes vivem preparadas, raspadinhas, quanto mais "ex-prsotitutas"....

14:13

Postar um comentário

CINEMOVIES: O CINEMA EM SUA TELA!!!